A prefeitura de Curitiba, Paraná, acaba de dar um passo importante rumo a mobilidade elétrica e redução de emissões na cidade. A administração municipal acaba de iniciar testes com ônibus elétrico para transporte da população em cinco linhas do sistema de transporte público.
A proposta é fazer com que os ônibus circulem em uma linha diferente a cada dia, com funcionamento entre 6h e 20h, tendo início nesta segunda (dia 19/9) e término para avaliação na sexta (dia 23/9).
Como se trata de um veículo com novas tecnologias, cerca de 35 motoristas foram treinados para dirigir o ônibus elétrico com segurança. O modelo tem capacidade para transportar, cada um, 78 passageiros e possui 12,2 metros de comprimento. Cada unidade possui 12 baterias e tem autonomia para rodar 270 quilômetros. A recarga, segundo o fabricante, leva até quatro horas e será feita sempre à noite.
Atualmente, segundo dados da prefeitura de Curitiba, só 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão de carbono. A meta é chegar em 2030 com 33% dos ônibus com emissão zero de carbono e alcançar os 100% até 2050.
A iniciativa integra o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba e os projetos têm financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB).