Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Brasil atinge 17 GW de potência de energia solar

 

 

Esta matéria foi publicada pelo Monitor Mercantil. Clique aqui e confira a notícia.

Em agosto, o Brasil atingiu a marca de 17 GW de potência instalada de energia solar, segundo informação da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). A fonte tem crescido 1 GW por mês e hoje ocupa o terceiro lugar na matriz elétrica brasileira,  apenas das usinas hidrelétricas e eólicas.

Segundo a Absolar, desde 2012 já foram investidos R$ 90,5 bilhões no setor, gerando R$ 24,6 bilhões em arrecadação para o governo e mais de 514 mil empregos. A geração de energia limpa ainda evitou a emissão de 25,5 milhões de toneladas de CO2.

Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 5,3 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, enquanto no segmento de geração própria de energia são mais 11,9 GW de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos.

O Brasil foi o quarto país que mais acrescentou capacidade solar fotovoltaica em 2021 no mundo, com novos 5,7 GW no último ano, segundo a Absolar, com base em dados atualizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo nacional de energia elétrica foi de 40.718 GWh em junho, expandindo 0,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Com as baixas temperaturas, cresce o uso de aparelhos que possam proporcionar um ambiente mais aquecido, o que ocasiona o aumento no valor da conta de luz.

A Aneel anunciou a aplicação da bandeira verde para este mês. Com o valor baixo na tarifa, os consumidores terão a oportunidade de fazer bom uso dos recursos energéticos e ser mais consciente.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário