Mapeamento recente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apontou que os veículos elétricos e híbridos que circulam no País ultrapassaram a marca de 100 mil unidades neste segundo semestre de 2020. A expectativa, segundo projeções da consultoria especializada no setor automotivo Bright Consulting, é de que o País tenha cerca de 950 mil automóveis eletrificados em 2030.
Atualmente, a frota mundial de veículos elétrico é 24,8 milhões de unidades, sendo que o total de carros em todo o mundo é da ordem de 1,47 bilhão. Portanto, a participação é ainda bem pequena dos elétricos, de apenas 1,7%.
Na visão de especialistas, um dos principais fatores que devem impulsionar as vendas de veículos elétrico é a necessidade crescente de redução da emissão de CO2 nos centros urbanos. No mundo, estudos apontam para um aumento de 10% na comercialização desses veículos este ano para 18% em 2025 e 32% em 2030.
Porém, especialistas alertam que esse crescimento deve ser acompanhado pelo avanço das redes e pontos de recarga espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. O caminho para o transporte ter impacto zero na emissão de CO2, na visão do setor, ainda levará um certo tempo, mas a trajetória está dada.