Atualmente, existem mais de 20 mil empresas no Brasil especializadas no mercado de energia solar. A cadeia de valor deste segmento é bastante extensa, e abrange fabricantes e fornecedores de equipamentos, componentes e materiais, além de todos os serviços relacionados ao segmento, como por exemplo: associações, agentes financiadores, instituições de ensino e pesquisa, empresas de consultoria e engenharia, distribuição de equipamentos, desenvolvimento de projetos, companhias especializadas em Engineering, Procurement and Construction (EPC) - que fornecem serviço de desenho/engenharia, compras e construção -, além de firmas focadas em operação e manutenção (O&M) de instalações fotovoltaicas.
Para muitos empreendedores que não querem ou não podem investir em um negócio próprio”, uma alternativa é a da franquia de energia solar, que oferece um fator maior de segurança. Assim, é possível tornar-se parceiro de uma marca forte e reconhecida que se encarrega da transferência de know-how do negócio.
Muitas franquias permitem que o empreendedor trabalhe no modelo remoto, da própria casa, e receba toda a estrutura de gestão e operação da franqueadora, ficando responsável basicamente pelo processo de venda de projetos junto os clientes finais. Até mesmo o estoque não se faz necessário, já que a franqueadora fornece os equipamentos.
As franquias também oferecem a alternativa da loja, fornecendo padronização de itens, como layout e fachada. Em termos de despesas, há o pagamento de royalties ao dono da franquia, e contribuição para um fundo de publicidade que permite ao franqueado se alinhar com as melhores práticas do setor e manter a divulgação da marca.
Ao partir para essa alternativa, recomenda-se que o empresário pesquise sobre a reputação e know-how da empresa franqueadora, verificando as possíveis notificações existentes em órgãos e sites de defesa do consumidor. Da mesma forma, vale procurar franqueados e ex-franqueados para entender a dinâmica de funcionamento da marca e a qualidade de suporte oferecido pelo franqueador. É bastante importante também checar se franquia selecionada está vinculada à Associação Brasileira de Franchising (ABF).