Uma das grandes vantagens do uso da energia solar em residências e empresas é a gestão dos créditos gerados pelo excedente que é injetado pelo consumidor na rede elétrica.
Esses créditos podem ser utilizados para abater o consumo do local nos dias nublados ou à noite, quando os painéis solares não estão gerando energia. Mas também podem ser transferidos para outro local, para outra unidade consumidora.
No caso da transferência de créditos para outro local, a regra é bastante simples: os imóveis devem ter a mesma titularidade e devem estar na mesma área de concessão da distribuidora de energia.
Desta forma, o consumidor pode instalar um sistema fotovoltaico em um imóvel com maior disponibilidade de área e transferir créditos para outro local, incluindo apartamentos, sítios e demais estabelecimentos.
Essa possibilidade de gestão de créditos de energia solar tem feito o mercado brasileiro crescer de forma exponencial, com mais de 1 milhão de unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica atualmente, segundo mapeamento recente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).