Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Como usar energia solar para economizar na sua conta de luz

 

Painéis de energia solar são a primeira ideia de muitas pessoas que atualmente buscam alternativas para economizar na conta de luz. A tecnologia se popularizou nos últimos anos e promete descontos consideráveis na cobrança de energia elétrica, mas o investimento inicial alto ainda é uma barreira de entrada para muitos interessados. 

Antes de pensar em realizar qualquer investimento, é preciso entender com detalhes as condições de sua casa ou estabelecimento para receber este tipo de tecnologia, já que o potencial energético varia de acordo com aspectos geográficos das localidades – e não são todos os lugares em que optar pela energia solar compensa. 

"É muito importante ter profissional gabaritado e fazer os estudos necessários para que o sistema seja eficiente. Não adianta colcoar uma placa e esperar altos rendimentos, é importante ter um projeto", diz Bruno Casagrande, gestor da AQUA-HQE, certificação de construções sustentáveis.

Sistemas de aquecimento e sistema fotovoltaico

Depois disso, o próximo passo não precisa ser necessariamente comprar um caro sistema fotovoltaico, responsável por transformar a luz do sol em energia elétrica. Ao invés disso, sistemas de aquecimento de água utilizam o próprio calor da luz solar para esquentar água em um reservatório. Assim, ela pode ser usada horas depois, ainda quente.

Além de uma instalação mais barata, os sistemas de aquecimento podem ajudar a desonerar o papel dos chuveiros na tarifa no final do mês.

Mas não são só más notícias para quem deseja investir um pouco a mais para ter um sistema fotovoltaico que abasteça todas as fontes de energia da casa.

Recentemente, as placas fotovoltaicas ganharam expressividade pelo desenvolvimento de novas tecnologias e, se antes precisavam de grandes áreas para a instalação, hoje estão mais eficientes na absorção e conseguem dar conta do recado com painéis cada vez menores. 

Esta matéria foi publicada pelo Terra. Clique aqui e confira a notícia.

 

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário