Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Conectores para módulos solares: Como evitar incêndios em instalações fotovoltaicas

 

 

Os sistemas fotovoltaicos são concebidos para uma longa vida de operação, de pelo menos 20 anos de funcionamento e sem interrupções não-programadas. A durabilidade alta do sistema só é atingida ao se garantir que todos os pontos comuns de falhas sejam adequadamente tratados.

Falhas em pontos de conexão são as que têm maior probabilidade de ocorrência. Também são as que oferecem maiores riscos de interrupção de geração de energia e incêndios. Mesmo diante de sua importância para o bom funcionamento dos sistemas fotovoltaicos, as conexões representam um custo extremamente baixo frente ao montante investido em um sistema completo.

As conexões do lado dos módulos fotovoltaicos estão sujeitas a tensões elevadas em corrente contínua e exposição ao tempo, o que propicia a formação de maus contatos e arcos elétricos quando as conexões não são executadas corretamente. Não é raro termos notícias de incêndios em sistemas fotovoltaicos causadas por problemas de conexão.

A observância do torque correto de aperto, bem como o uso de terminais adequados para realizar a fixação e o paralelismo de cabos, minimiza o risco de conexões frouxas, maus contatos e arcos elétricos que podem causar incêndios na string box ou no inversor. O arco elétrico formado por sistemas fotovoltaicos é de corrente contínua, com difícil extinção e alta probabilidade de dano.

Instaladores de sistemas fotovoltaicos devem sempre ter a sua disposição um torquímetro, além de outras ferramentas apropriadas para os dispositivos com que ele trabalha. Os custos com terminais, conectores, ferramentas e terminação de cabos têm baixo impacto no custo total da obra, ao mesmo tempo em que as conexões elétricas são o maior ponto de falha dos sistemas. Não se deve economizar ou aplicar soluções próprias em conexões. Deve-se sempre garantir em primeiro lugar a segurança física das pessoas e a segurança material do sistema.

Em resumo, estes são alguns cuidados que devem ser observados nas conexões elétricas dos sistemas fotovoltaicos:

 

  • Não soldar conectores MC4. Por norma, conexões elétricas soldadas não são permitidas nos circuitos elétricos. Devem ser usados conectores apropriados para cada tipo de conexão.

 

  • Não fazer emendas de cabos sem conectores, com fita isolante ou de qualquer outro modo. Além de não proporcionarem bom contato elétrico, conexões feitas com fita isolante não oferecem a isolação elétrica e a durabilidade esperadas nos sistemas fotovoltaicos.

 

  • Não fazer conexões de cabos nos dispositivos (disjuntores, porta fusíveis, bornes etc.) sem o uso de terminais adequados. Quando for necessário realizar paralelismo de cabos deve-se sempre empregar terminais duplos.

 

  • Usar conectores Stäubli MC4 originais. Como já mencionamos, os conectores representam uma fração pequena do custo de um sistema fotovoltaico. Não há justificativa para o uso de conectores falsos e sem garantia de qualidade.

 

  • Apertar corretamente os elementos das conexões elétricas. O aperto correto deve ser realizado com o emprego de um torquímetro e em observância às especificações do valor do torque adequado.

A Stäubli é fabricante do conector MC4 original e está há mais de 50 anos no mercado oferecendo suporte técnico completo, estoque local, condições especiais de venda, treinamentos e capacitação. Nosso compromisso é fortalecer, amadurecer e colaborar com a eficácia das instalações fotovoltaicos e com a segurança dos profissionais e usuários de sistemas.

Esta matéria foi publicada pela Staubli. Para saber mais e conhecer os produtos da marca, acesse o site https://www.staubli.com/br/en/corp.html

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário