Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Curiosidades sobre nossa importação de módulos fotovoltaicos

  

Você sabia que todos os módulos da WIN Solar são importados pelo porto do Rio de Janeiro? Nossa iniciativa de sustentabilidade visa buscar parceiros de negócio com o mesmo compromisso socioambiental. A Rio Brasil Terminal é o primeiro e único terminal portuário neutro de carbono da costa leste da américa do sul, e no texto abaixo você vai conferir mais detalhes sobre a Neutralização de Carbono.

Você sabe o que é neutralização de carbono?

O aquecimento global é um fato real e é causado pela ação humana. 

A neutralização ou sequestro de carbono é uma das alternativas criadas para mitigar os impactos causados ao meio ambiente pelo excesso de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), ocasionado pelas atividades humanas.

 

Agora, por que e como neutralizar o carbono?

Antes de pensar em neutralização de carbono, a empresa precisa fazer a mensuração de suas emissões. Essa mensuração é feita através de um inventário que utiliza ferramentas convencionais de mensuração, como o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e a ISO14064.

O inventário de emissões é uma etapa essencial, para isso definir as fontes emissoras e pensar nas estratégias a ser utilizadas. Ao fazer o inventário das emissões, a empresa consegue identificar o caminho para realizar a neutralização. Esse passo pode trazer uma série de benefícios, como:

• Economizar recursos como combustível e energia identificando as fontes emissoras;

• Posicionar sua marca e dar uma resposta clara aos investidores;

• Viabilizar o acesso a créditos especiais, entre outros;

• Aumentar as vantagens na busca por novos mercados.

 

E quais os benefícios?

Imagem no Mercado

  • Uma grande vantagem de neutralizar carbono é benefício na reputação da marca. Isso porque os clientes passam a reconhecer as ações realizadas pela empresa e começam a dar mais valor para o negócio.
  • Além disso, esse investimento em ações para diminuir a emissão de gases do efeito estufa gera maior engajamento dos colaboradores. Eles passam a ter mais interesse em adotar práticas que contribuam para a sociedade e a proteção do meio ambiente.

 

Benefícios Financeiros

  • As empresas também têm retorno financeiro quando estabelecem um contrato de compensação. Existem benefícios em financiamentos. É necessário considerar que, no futuro, isso se transformará em commodity, o que trará ainda mais possibilidades de crescimento tanto para a companhia como para o país.

 

Sustentabilidade

  • Companhia consegue alinhar esse benefício às ações de responsabilidade social. Sendo assim, é possível investir na capacitação de profissionais para a criação de projetos que promovam ações em prol do meio ambiente, da sociedade, e iniciativas que favoreçam o desenvolvimento urbano inteligente.

 

Estímulo a consciência ambiental

  • Quando a companhia cria projetos para promover a sustentabilidade, ela também passa a educar a sociedade. Com isso, as pessoas começam a consumir de maneira mais racional ao reduzir o uso de energia elétrica, diminuir a produção de lixo e o uso de combustíveis fósseis. Consequentemente, essa ação conjunta favorece a todos ao diminuir a poluição de rios e mares e o gasto energético.

 

Desenvolvimento de novas oportunidades de negócio

  • Também favorece a criação de oportunidades de negócios ambientalmente sustentáveis, pois as empresas conseguem atrair mais investidores. Logo, em médio e longo prazo, essa prática pode promover o crescimento da companhia e a geração de novos empregos.

 

Para saber mais, acesse o site do Rio Brasil Terminal, clicando aqui, ou acesse o o arquivo completo, clicando aqui.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário