O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste ano em 5 de junho, é marcado por uma série de iniciativas de empresas, governos e entidades sem fins lucrativos. É também o momento de avaliar os desafios a serem enfrentados nos próxima década, sobretudo no combate climático e na transição energética.
No caso brasileiro, um dos avanços é a maior democratização do acesso à energia solar pelos consumidores. Neste aspecto, a Win, com seus três anos de atuação no País, tem se tornado um player de destaque na transição energética, já que fornece equipamentos de ponta para as empresas integradoras que atuam em todo o território nacional.
Para se ter uma ideia do papel importante da empresa, somente no ano passado, foram 5,5 mil projetos vendidos pela companhia para as empresas de instalação e projetos de energia solar em residências e empresas. No total, foram entregues mais de 200 mil painéis fotovoltaicos ao longo de 2021.
Para este ano, a Win espera triplicar o volume de vendas este ano em comparação com o resultado de 2021 e chegar a um montante de 300 megawatts (MW) em kits solares comercializados este ano no País.
Uma das apostas da companhia é trazer ao mercado nacional geradores mais potentes do que os usuais, como por exemplo, os módulos de 605 W, que a companhia acaba de receber no estoque. A companhia também espera um crescimento na demanda por novas tecnologias como inversores híbridos, soluções com bateria para armazenamento energético, carregador de carro elétrico e novas opções de otimizadores para controle de consumo de energia.
Outra estratégia de negócio é ampliar presença da equipe comercial nos estados brasileiros, justamente para reforçar a relação com as empresas de instalação e projetos espalhadas pelo País, chamadas de integradores.
“Somos uma das empresas neste novo mercado brasileiro de energia solar que mais tem crescido nos últimos anos. Para se ter uma ideia, comercializamos cerca de 100 MW em 2021 contra 30 MW em 2020”, informa Camila Nascimento, diretora da Win. “Dos cerca de 8 mil projetos que participamos de três anos para cá, quase 70% foram comercializados em 2021”, completa.
Outro fator de sucesso da Win é o investimento pesado em estoque, justamente para atender os prazos na crescente demanda por projetos de energia solar em residências e empresas. Os recursos injetados pela companhia foram seis vezes maiores ao longo de 2021 e a perspectiva é manter em alta a disponibilidade de equipamentos para abastecer as empresas integradoras.