A diretora da WIN Solar, Camila Nascimento, que também é coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) no Rio de Janeiro, esteve presente no lançamento do projeto Rocinha Solar, idealizado pela ONG Favela Solar e fomentado pela FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, que tem como objetivo democratizar o uso de energias renováveis e estimular o desenvolvimento profissional dos moradores do local no mercado de instalação de painéis fotovoltaicos.
A cerimônia oficial aconteceu no último sábado, dia 13 de agosto, no Complexo Esportivo da Rocinha, na cidade do Rio de Janeiro. A participação da empresa no projeto é parte dos programas de ESG do Grupo All Nations, distribuidora de equipamentos e tecnologias e que possui a marca da WIN Solar dentro da estrutura corporativa.
A iniciativa na Rocinha prevê, além da profissionalização de moradores da comunidade, inserindo-os no mercado de energia solar, a instalação de duas usinas fotovoltaica na comunidade (Acadêmicos da Rocinha e Igreja Batista), beneficiando diretamente as ONGS Rocinha Recicla e Pedrinho Social com geração própria de energia.
Além da WIN Solar, empresas como SOLFORTES, Solar Group, SINDISTAL, EGS e Grupo FRG, integram a iniciativa como apoiadores. O projeto também pretende trazer mais visibilidade para a comunidade favela, possibilitando a chegada de outros projetos voltados para o desenvolvimento do local. Ao total, serão 130 profissionais formados, num primeiro momento, que serão capacitados para serem instaladores.