A diretora da distribuidora WIN Solar, Camila Nascimento, que também é coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) no Rio de Janeiro, marcou presença no Encontro Nacional ABSOLAR, que aconteceu nos dias 7 e 8 dezembro, na cidade de São Paulo.
Com as presenças de autoridades como o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e o governador em exercício de São Paulo, o deputado estadual Carlão Pignatari, atual presidente da Assembleia Legislativa de SP, o evento reuniu mais de 500 pessoas, entre empresários, consultores, especialistas e agentes públicos, para uma série de palestras e rodadas de negócios entre os players do setor fotovoltaico no País.
Também foi realizada uma palestra magna pelo economista Alexandre Schwartsman, ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central e economista-chefe dos bancos ABN Amro e Santander. O economista trouxe um panorama da macroeconomia no País, que serviu de base para planejamento e definições de metas dos empresários do setor para o próximo ano.
Na ocasião, a ABSOLAR também apresentou as projeções inéditas do setor fotovoltaico para 2023. Os dados apontam que, no próximo exercício, a fonte solar deverá gerar mais de 300 mil novos empregos, espalhados por todas as regiões do Brasil.
Segundo a avaliação da entidade, os novos investimentos gerados pelo setor poderão ultrapassar a cifra de R$ 50 bilhões no próximo ano, incluindo as usinas de grande porte e os pequenos sistemas em telhados, fachadas e terrenos.