Segundo mapeamento recente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a geração própria de energia solar atingiu, no último mês, 1 milhão de telhados fotovoltaicos em residências espalhadas pelo País.
Atualmente, são 13,5 GW de potência instalada da fonte solar, tanto em residências quanto em empresas, propriedades rurais e prédios públicos. Isso equivale a cerca de R$ 73,9 bilhões em investimentos, R$ 17,2 bilhões em arrecadação e 405 mil empregos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9 % de todas as conexões de geração própria no País, liderando com folga o segmento.
A tecnologia solar fotovoltaica já está presente em 5.502 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina.
Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais estão no topo da lista, com 78,4% das conexões. Em seguida, aparecem os pequenos negócios dos setores de comércio e serviços (11,8%), consumidores rurais (7,7%), indústrias (1,7%), poder público (0,3%) e outros tipos, como serviços públicos (0,02%) e iluminação pública (0,005%).
Em potência instalada, os consumidores residenciais lideram o uso da energia solar, com 47,4% da potência instalada no País, seguidos de perto pelos pequenos negócios dos setores de comércio e serviços (30,8%), consumidores rurais (13,6%), indústrias (7,0%), poder público (1,1%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,01%).