Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Energia solar distribuída avança na região Nordeste

 

 

Pelas condições climática e excelente recurso solar, a geração própria de energia fotovoltaica tem despontado nos estados do Nordeste. Segundo Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região terminou o primeiro semestre de 2022 com 233 mil sistemas de pequeno e médio portes instalados, fornecendo energia elétrica limpa, renovável e competitiva para 319 mil unidades consumidoras.

No total, a energia solar distribuída no Nordeste somou o equivalente a 2,5 gigawatts (GW) de potência operacional, ficando atrás apenas da região Sudeste. O estado com maior capacidade instalada na região nordestina é a Bahia. No primeiro semestre, o estado baiano contava com 487 megawatts (MW), sendo a oitava colocada no ranking nacional, mas, já em setembro, subiu para o sétimo lugar, com 546,3 MW.

O avanço da tecnologia fotovoltaica no Nordeste deve ser impulsionado ainda mais com ações estruturantes em curso que o setor vem atuando para serem implementadas. Entre elas, destacam-se a criação e aprimoramento dos marcos legais regulatórios do segmento, a busca pelo desenvolvimento de incentivos tributários, que façam justiça aos esforços de criação de um setor tão estratégico para o País, e a articulação junto ao sistema bancário nacional por mais linhas de financiamento, com taxas de juros acessíveis aos consumidores;

O setor também atua na consolidação da cadeia produtiva de materiais e componentes que, de forma competitiva, possam ser fabricados no Brasil, e no desenvolvimento de toda a cadeia de competências e habilidades que envolvem as diversas áreas, que vão da avaliação econômica do projeto, de sua autorização pela concessionária e da construção e operação do sistema fotovoltaico, além do desenvolvimento de normas e de boas práticas técnicas.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário