A energia solar é parte integrante dos eventos esportivos programados durante para a Copa do Mundo da FIFA de Futebol 2022, que acontece entre 20 de novembro e 18 de dezembro deste ano.
A tecnologia fotovoltaica está presente em três estádios que sediam os jogos e em um centro de treinamento para as comissões esportivas. A proposta dos organizadores é garantir energia limpa e barata durante os eventos na Copa, além de reforçar a questão da sustentabilidade no torneio.
O próprio estádio Al Bayt, que foi palco da abertura da Copa, possui um sistema de iluminação no estacionamento que é abastecido por energia solar. O local tem capacidade para 60 mil expectadores e será sede de nove jogos no torneio.
Uma das novidades é o uso da tecnologia fotovoltaica para suprimento energético no sistema de refrigeração do estádio Education City, localizado em Doha, capital do país, já que a previsão é de que as temperaturas fiquem acima de 40ºC durante o torneio.
O Catar inaugurou recentemente sua primeira usina solar de grande porte no território. O empreendimento possui 800 megawatts (MW) de capacidade instalada e deverá abastecer 10% da demanda de eletricidade do país.