O mercado de energia solar está em constante crescimento no Brasil. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o setor tem registrado um aumento médio de 60% ao ano. Esse modelo de negócio permite que os consumidores gerem energia para uso próprio, resultando em redução nos gastos com eletricidade e uma economia que chega a até 15% na conta de luz.
No entanto, nem todos os consumidores têm a possibilidade de instalar painéis solares, seja devido a restrições financeiras ou de espaço. Para esses casos, o serviço de assinatura de energia solar se apresenta como uma excelente alternativa.
Entre os benefícios dessa modalidade, está a redução da dependência das tarifas variáveis da energia elétrica convencional, além da possibilidade de negociar com fornecedores para obter as melhores condições.
Outra vantagem é a eliminação do investimento inicial na compra e instalação dos painéis solares. Além disso, não é necessário ter espaço disponível para a colocação dos painéis e não são exigidas alterações na rede elétrica existente. O cliente também se beneficia com a redução da burocracia e das inspeções necessárias no sistema físico, já que todas essas responsabilidades são da empresa fornecedora.
O público-alvo principal desse tipo de negócio são os consumidores com alto consumo de energia, como redes de farmácias, supermercados, açougues, lojas e shoppings. No entanto, também há empresas com consumo intermediário que já estão adotando esse modelo.
O cliente não precisa adquirir nenhum equipamento, pois tudo é feito de forma remota. O cliente não gera a energia, apenas recebe o benefício de abater parte da produção de energia solar da usina em sua conta de energia.