Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Entenda como funciona o desempenho do painel solar

 

 

Com a popularização e o maior acesso à energia solar por parte dos consumidores brasileiros, uma das dúvidas frequentes dos usuários é o desempenho e a eficiência dos painéis solares.

Na prática, o módulo fotovoltaico capta a irradiação solar e a transforma em eletricidade. Mas será que toda a incidência de luminosidade vira energia para o local? Tudo depende da eficiência comprovada pelas fabricantes de painéis.

Em média, os módulos fotovoltaicos possuem uma eficiência entre 16% e 19%. Esse é o percentual médio de energia da luz do sol que o painel converte em energia elétrica, por metro quadrado.

Vale destacar que tal média de eficiência é mais do que suficiente para suprir e abastecer uma residência, comércio, indústria ou propriedade rural e chegar a uma economia na conta de luz do usuário de até 90%.

Há também no mercado internacional e disponível no Brasil os painéis solares com maior nível de eficiência, em torno de 23%. Assim, para cada necessidade do cliente, um projeto dimensionamento para atender as demandas de suprimento energético específicas.

Hoje, os modelos de geradores fotovoltaicos mais comercializados conseguem reverter entre 15% e 19% da energia solar em elétrica. Essa quantidade é mais do que suficiente para abastecer uma casa, comércio, propriedade rural ou uma indústria, por exemplo. Contudo, existem painéis com uma eficiência de até 22,2%.

Entre os fatores fundamentais para garantir a melhor eficiência dos painéis solares, destaca-se a posição do equipamento, seja em solo ou num telhado. O ideal é, sempre que possível, colocar os módulos virados para a face norte, pois favorece a irradiação solar que chega no Brasil. Assim, os equipamentos receberão a maior quantidade de raios solares e, como consequência, terão mais

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário