O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou recentemente o lançamento de um projeto para instalar sistemas de energia solar em mais de mil escolas da rede estadual, com o objetivo de suprir a demanda de abastecimento e ao mesmo tempo baratear a conta de luz das instituições de ensino.
O projeto prevê o uso da tecnologia fotovoltaica em 1.150 escolas e prédios administrativos da rede estadual de ensino do estado. Para tanto, o governo publicou, no último dia 28 de julho, no Diário Oficial o chamamento público para seleção de até três empresas que irão elaborar os estudos da iniciativa.
A expectativa é reduzir entre 30% e 50% os gastos com eletricidade dos locais, que atualmente geram um custo anual de R$ 51 milhões. Os sistemas de energia solar serão instalados em solo e vão enviar créditos de energia às instituições e prédios selecionados.
A proposta do governo é viabilizar o projeto por meio de uma parceria público-privada ou de outra modalidade de concessão para implantação, gestão, operação e manutenção de centrais de geração de energia solar