Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Hidrogênio verde e energia solar para baixa renda e prédios públicos entram na pauta do Governo

 

 

Fontes de energia renovável, como a solar, terão um papel importante na transição energética proposta pelo Governo Federal. Foi o que ficou claro em uma reunião realizada entre o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e lideranças da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

A ABSOLAR destacou as oportunidades em novas tecnologias, como o hidrogênio verde (H2V) para a produção de fertilizantes e produtos mais sustentáveis, bem como a incorporação da energia solar em programas sociais do Governo Federal, como o Programa Minha Casa Minha Vida e o Programa Luz para Todos.

Outro ponto discutido na reunião foi o potencial das grandes usinas solares para trazer novos investimentos e empregos ao Brasil. De acordo com projeções da ABSOLAR, esses empreendimentos poderão gerar mais de R$ 90 bilhões em investimentos e mais de 570 mil novos empregos no país até 2026.

A entidade também destacou a importância da geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos, que poderá trazer mais de R$ 86,2 bilhões em benefícios sistêmicos no setor elétrico para a sociedade brasileira até 2031 e ajudar a reduzir a conta de luz de todos os consumidores.

O ministro está na direção certa ao acelerar a transição energética a partir de fontes limpas e renováveis, contribuindo para a reindustrialização do país. Aproveitar a grande oportunidade do hidrogênio verde (H2V) e, ao mesmo tempo, substituir energia gerada com combustíveis fósseis em regiões remotas pela fonte solar, limpa, renovável e barata, é um importante passo para acelerar o desenvolvimento sustentável brasileiro.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário