Foi concedida autorização pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao Hospital Moinhos de Vento, localizado em Porto Alegre (RS), para a instalação de painéis solares em suas dependências. O hospital é um dos poucos do Brasil classificados pelo Ministério da Saúde como de excelência e é o único na região Sul a figurar entre os melhores hospitais da América Latina.
O investimento de R$ 1 milhão em um sistema fotovoltaico possibilitará o abastecimento de salas, consultórios e anexos administrativos do prédio, por meio de uma fonte de energia renovável. Esses espaços abrigam setores voltados à tecnologia da informação, jurídico e administrativo, além de serviços de neurologia, telemedicina e o escritório de projetos do Proadi-SUS.
As obras começarão em breve e devem ser concluídas em até quatro meses, com um payback estimado de seis anos e uma economia mensal de mais de R$ 13 mil, que serão investidos na própria instituição.
Além da instalação dos painéis solares, o Hospital Moinhos de Vento vem adotando outras medidas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente, como a triagem e o tratamento de 100% dos resíduos recicláveis de plástico e papel, por meio do projeto "Reciclagem Transformadora", que transforma esses materiais em matéria-prima para a produção de sacos de lixo, papel higiênico ou biomassa.
Esse projeto rendeu três premiações ao hospital em 2022. Em 2023, a instituição tornou-se o primeiro hospital do Rio Grande do Sul a disponibilizar pontos de recarga para veículos elétricos em vias gaúchas.