A Ilha do Japão, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, acaba de dar um grande exemplo no avanço de medidas sustentáveis. O local deixará de queimar 160 litros de diesel por dia e passar a conta com o abastecimento a partir da energia solar fotovoltaica, conforme anunciado na imprensa nos últimos dias.
Localizada a sete quilômetros da margem de Angra dos Reis, a Ilha do Japão é um local privado e integra um arquipélago formado por 365 ilhas. Um dos principais objetivo do projeto fotovoltaico é a valorização do meio ambiente pela utilização de uma energia limpa, barata e renovável, com o intuito de melhor a qualidade de vida da comunidade e da própria sociedade.
O projeto instalado na Ilha do Japão conta com painéis fotovoltaicos com potência de 45kWp e inversor com 50KVA de potência. Inclui ainda um sistema de armazenamento de energia por baterias, o que garante mais autonomia e segurança no suprimento energético ao local.
A combinação de energia solar com sistemas de armazenamento possui várias aplicações, tanto na área de geração quanto em transmissão e distribuição. Porém, vale ressaltar que o uso de geradores fotovoltaicos combinado com baterias é atualmente o modelo mais indicado para locais remotos, que não possuem conexão com rede elétrica, como é o caso da ilha do Japão, em Angra dos Reis.