Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Integrar energia solar em carport com carregador de veículo elétrico é nova tendência mundial

 

 

O uso cada mais frequente da energia solar em telhados de residências e empresas e o avanço dos veículos híbridos e elétricos no Brasil tem despertado a atenção do mercado para os projetos fotovoltaicos de carport com sistemas integrados de carregadores de automóveis.

Trata-se de uma tendência mundial, de aproveitar a cobertura de uma garagem ou estacionamento aberto com painéis solares no teto que substituem telhas e demais coberturas. Tais projetos passam agora a contemplar os veículos elétricos e trazem pontos de recarga que são alimentados pelos próprios módulos fotovoltaicos.

Um dos exemplos é a própria sede da WIN Solar, na cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A empresa inaugurou este ano a primeira casa sustentável no estado do Rio de Janeiro, com um sistema de geração própria de energia solar no telhado e no modelo de carport instalado. O local possui também um carregador de veículo elétrico integrado ao sistema fotovoltaico, para que a população e os visitantes utilizem de forma gratuita, além de servir como uma espécie de show-room e espaço educativo para escolas e comunidades.

A palavra “carport” tem origem na língua francesa (porte-cochère), que se se refere a um portal coberto na entrada de casas e estabelecimentos por onde os veículos passavam, além de servir como um local protegido para o desembarque de passageiros.

Nas décadas seguintes, o termo começou a ser utilizado para estacionamentos cobertos e sem paredes laterais. Nos últimos anos, o termo ganhou um novo significado, com um viés de sustentabilidade a partir de novas tecnologias”: abrigo de veículos com geração de energia solar e, mais recentemente, com recarga de automóveis movidos a baterias.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário