Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Maior usina de energia solar carport do Brasil é inaugurada em Sorocaba

Maior usina de energia solar carport do Brasil é inaugurada em Sorocaba

 

 

A maior usina de energia solar fotovoltaica em formato carport do Brasil foi inaugurada em Sorocaba (SP) na segunda-feira (15), com a presença de autoridades municipais e estaduais, além dos responsáveis pelo projeto, como o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

Localizada no bairro Alto da Boa Vista, a usina tem capacidade de gerar energia suficiente para suprir o consumo médio de duas mil residências populares.

Para a construção do carport, foi realizado um investimento privado de R$ 21 milhões. Segundo o engenheiro responsável, Paulo Cesar Costa, a produção da usina é estimada em 4.500 MWh/ano, o que significa que 7.160 toneladas de dióxido de carbono (CO2) deixarão de ser emitidas na atmosfera.

O CO2 em alta concentração causa a poluição do ar e tem efeitos prejudiciais, como a formação de chuva ácida e desequilíbrio do efeito estufa, apontado por especialistas como fator principal para a elevação de temperatura da terra e das mudanças climáticas.

Ao produzir energia limpa, a usina de Sorocaba contribui para reduzir a emissão de dióxido de carbono de forma equivalente à ação de 45.250 árvores.

Esse investimento é de extrema importância para a geração de energia no país, já que a energia solar fotovoltaica é a segunda maior matriz energética do Brasil, de acordo com um mapeamento divulgado em janeiro pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Atualmente, a fonte solar fotovoltaica possui uma capacidade instalada operacional de 23,9 gigawatts (GW) no Brasil, ficando atrás apenas da fonte hídrica, que alcança 109,7 GW.

Além disso, a usina fotovoltaica de Sorocaba foi projetada pensando no futuro do transporte no país. Além de contar com pontos de recarga de veículos elétricos, a estrutura possui capacidade para abastecer veículos de pouso e decolagem verticais, uma grande novidade do setor que estará em uso no Brasil a partir de 2026.

Durante a execução do projeto da usina de Sorocaba, as vagas foram projetadas para ficarem 12,5 m de distância umas das outras, e como a envergadura destes veículos elétricos aéreos é de 12 m, viabiliza a usina para atuar também no reabastecimento deste tipo de veículo.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário