Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

O Brasil está em vias de colocar em operação mais 11 usinas solares para geração compartilhada

 

 

Segundo informações divulgadas recentemente pelo Governo Federal, seis estados brasileiros e o Distrito Federal vão receber a instalação de 11 usinas solares para geração compartilhada.

Os investimentos nos novos empreendimentos somam cerca de R$ 63 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As unidades entram em operação já nos próximos meses, com conclusão prevista até 2023.

Os complexos fotovoltaicos vão abastecer com energia limpa o consumo de diversas empresas conectadas em baixa tensão na rede de distribuição, em quantidade equivalente para atender mais de 27 mil domicílios.

As usinas serão instaladas em Planaltina/DF, Riolândia/SP, Cedro/CE, Sentinela do Sul/RS, Ouro Verde/SP, Barra do Jacaré/PR, Macaíba/RN, Itaperuna/RJ, Barretos/SP e José Bonifácio/SP.

O financiamento aprovado pelo BNDES corresponde a 55% do valor total do projeto. O apoio está alinhado ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima, uma iniciativa para desenvolver ações que reduzam o impacto climático no Brasil e a emissão de gases de efeito estufa.

O Plano Nacional de Energia (PNE) 2050, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) a partir de diretrizes do Ministério de Minas e Energia, registra que a energia solar é a fonte que apresenta o maior incremento de capacidade instalada atualmente no mundo.

Segundo o PNE 2050, essa tendência mundial também se aplica no Brasil pela localização geográfica do País, que recebe elevados índices de incidência da radiação solar, o que permite desenvolver projetos solares viáveis em diferentes regiões.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário