A cubagem da carga pode ser definida como a relação entre o peso de um produto e o espaço que ele ocupará dentro do veículo. Essa relação é obtida por meio de um cálculo matemático, utilizando o fator de cubagem — que vamos explicar mais adiante.
O objetivo é conseguir planejar melhor o processo de carregamento, considerando dois pontos essenciais:
evitar que se feche uma carga muito volumosa, mas de baixo peso: o que faria com que se desperdiçasse a capacidade de carga do veículo em kg bruto;
evitar que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados: o que faz com que se deixe de aproveitar um espaço considerável dentro do veículo (em virtude do limite de peso);
Fator de cubagem
O fator de cubagem é um número constante — definido de acordo com o que se considera como sendo ideal para uma carga —, e equivale a um metro cúbico dentro do veículo usado para o transporte.
Cada modal possui um fator de cubagem diferente, dada a diferença da capacidade de carga de cada meio. Os mais comuns são:
rodoviário: 1m³ = 300kg
aéreo: 1m³ = 166,7kg
marítimo: 1m³ = 1.000kg
Apesar desta definição, no caso do envio de cargas fracionadas, alguns transportadores optam por adotar um número menor, já que são transportados vários tipos de produtos — de diversos tamanhos e pesos.
Isso faz com que seja muito difícil completar os 300kg/m³ no veículo, o que significaria preencher todos os espaços vazios. Nesses casos, adota-se uma média de 250kg/m³.
Fonte: https://www.intelipost.com.br/blog/o-que-e-cubagem-e-como-ela-influencia-no-calculo-do-frete/