Tornar a comunidade mais sustentável, reduzir os riscos de acidente com energia elétrica e gerar economia no custo mensal das contas de luz são os objetivos que estão levando a ONG Gerando Falcões a instalar painéis de energia solar em favelas. A primeira a ser beneficiada é a Favela Marte, localizada em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
A Favela Marte tem cerca de 470 mil habitantes, e com o programa desenvolvido pela ONG 240 residências serão atendidas. Na ação, a comunidade será mobilizada para implementar as placas de energia solar, que serão doadas e instaladas pelo Banco BV e pelo Meu Financiamento Solar, fintech de crédito para energia solar. A ideia é expandir para mais de 300 favelas no Brasil afora.
Esta comunidade foi escolhida como projeto-piloto devido às características sociais e territoriais, onde foi possível a Favela 3D coletar as primeiras impressões da iniciativa e ter aprendizados para a escalabilidade. Além disso, a atuação de parceiros da ONG no local e a participação e o interesse do poder municipal foi um fator crucial. O uso dos painéis solares poderá gerar uma economia de 95% no custo mensal de contas de luz.