Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Pará quer ampliar uso da fonte solar no estado

 

 

Um programa específico para ampliar o uso de energia solar fotovoltaica no Pará está sendo estudado pelo governo, com auxílio técnico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). A ideia é atrair novos investimentos, gerar empregos e renda e criar oportunidades de negócios em energia solar no Pará.

O projeto, que deverá começar a ser desenhado nos próximos meses, foi anunciado durante reunião com a participação do governador Helder Barbalho, vice-governadora Hana Ghassan Tuma e representantes da ABSOLAR, liderada pelo presidente executivo da associação, Rodrigo Sauaia, e o coordenador estadual da entidade no Pará, Daniel Sobrinho, acompanhados por suas respectivas equipes.

Além da ampliar o uso de energia solar na região, as equipes vão estudar a possibilidade de reduzir os gastos com eletricidade em prédios públicos estaduais por meio de tecnologia fotovoltaica, capaz de fortalecer a sustentabilidade e protagonismo ao estado no enfrentamento às mudanças climáticas.

Também foi proposta a criação de um programa estadual, abrangendo aprimoramentos tributários, acesso facilitado a linhas de crédito competitivas, simplificação do licenciamento ambiental, incorporação de sistemas fotovoltaicos em novos prédios públicos e casas populares, entre outras ações.

Atualmente, a geração própria solar no Pará abrange mais de 51,2 mil consumidores, com mais de 44,7 mil sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, espalhadas por 142 cidades, ou 98,6% dos 144 municípios paraenses. Desde 2012, o setor solar trouxe ao Pará mais de R$ 2,6 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 15,1 mil novos empregos e proporcionou uma arrecadação de mais de R$ 690 milhões aos cofres públicos.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário