Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Prefeitura de Niterói inicia testes com veleiro movido à energia solar

 

 

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), por meio do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), acaba de iniciar os testes com uma embarcação movida com energia solar e eólica e que será utilizado para coletar e monitorar água da Baía de Guanabara.

Trata-se do veleiro F-Boat, produzido em Niterói, que conta com sistemas de inteligência artificial e autonomia de 24 horas por dia durante os sete dias da semana. É o primeiro veleiro autônomo movido a energia limpa desenvolvido pela Universidade.

Para o secretário municipal do Clima, Luciano Paez a embarcação sustentável vai desempenhar um papel fundamenta na análise de diversos aspectos de qualidade da água. “Mostra que a mobilidade sustentável é um caminho sem volta! O transporte com zero emissão de carbono é uma das ações que a Secretaria do Clima se dedica e apoia”, completa o secretário.

Já o professor do Instituto de Computação, Esteban Walter Gonzales Clua, que atua na construção do projeto, ressalta que o veleiro, uma vez pronto e funcionando como um veículo autônomo, funcionará como um verdadeiro laboratório para questões de meio ambiente. “Assim, podemos desenvolver novas estratégias de monitoramento, até permitir que qualquer grupo da Universidade, ou de fora, possa utilizá-lo como plataforma”, declarou à imprensa.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário