Os investimentos privados em sistemas de geração própria de energia solar em telhados e pequenos terrenos cresceram 51,4% no primeiro semestre deste ano no País. Segundo dados da ABSOLAR, os recursos aplicados nos projetos em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais saltaram de R$ 42 bilhões em janeiro para R$ 63,6 bilhões no final de agosto deste ano.
De acordo com o mapeamento, feito com base nos dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), entre janeiro e agosto deste ano, a geração própria de energia solar saltou de 8,4 gigawatts (GW) de potência instalada para 12 GW, um crescimento de 42,8%.
Desta forma, o nível de emprego no setor subiu de 251 mil postos de trabalho acumulados em janeiro para 360 mil em agosto, elevação de 43,4%. Segundo o Portal Solar, que conta hoje com mais de 190 franquias espalhadas no Brasil, o aumento no número de sistemas instalados em telhados e pequenos terrenos cresceu 52,7%, saltando de 720 mil em janeiro para mais de 1,1 milhão em agosto.
Um dos exemplos desse aquecimento no mercado pode ser verificado nos resultados do semestre da WIN Solar, que registrou crescimento de 108% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O crescimento dos negócios na empresa tem sido consistente desde a publicação do marco legal em janeiro, tendo em maio o pico de pedidos na distribuidora, com aumento de 166% em comparação com o mesmo mês de 2021. Em junho, a curva crescente seguiu o mesmo patamar, com aumento de 148%.