Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Recorde histórico pode representar grandes oportunidades no mercado de mobilidade elétrica

 

 

Há uma década, de janeiro a agosto de 2013, o Brasil tinha vendido apenas 321 veículos, e em 2023 vendeu 49.052 no mesmo período – um aumento astronômico de 15.181%.

Um novo recorde aconteceu recentemente. Em agosto, a venda mensal de veículos leves eletrificados no Brasil computou 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249).

O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro de 2012 a agosto de 2023).

A participação de mercado (market share) dos eletrificados também teve considerável crescimento, e em agosto atingiu a marca histórica de 4,75% do total de emplacamentos de veículos leves no mercado doméstico no mesmo período (196.878 – Fenabrave).

Em julho, este percentual foi de 3,5%, e na comparação com agosto de 2022 (2,19%), a participação de mercado dos eletrificados mais do que dobrou.

Outro destaque de agosto são os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV), cujas baterias podem ser recarregadas por fonte externa. Pela primeira vez na série histórica da ABVE, os plug-in superaram os eletrificados não plug-in, com 52% das vendas, contra 48%.

Com uma demanda maior de proprietários de carros elétricos, temos alguns paradigmas que precisam ser enfrentados, como é o caso da necessidade de ampliação dos eletropostos públicos e semipúblicos e a facilitação para consumidores encontrarem pontos de recarga.

O Brasil possui uma instalação de aproximadamente 3 mil eletropostos públicos ou semipúblicos, e especialistas apontam que, com o aumento de veículos deste tipo no país, o número de postos de recarga também irá aumentar. Até o ano de 2030, a estimativa é que o Brasil tenha mais de 80 mil eletropostos instalados, com uma variedade estimada em mil empresas diversas.

A variedade de empresas permite ao consumidor escolher o melhor custo-benefício, além das diversas opções de marcas. Pensando nisso, a WIN decidiu trazer para seu portfólio a solução de carregamento de veículo elétrico da Weidmuller. Essa solução é focada em carregamento residencial, visando o conforto e a autonomia do cliente final.

Texto escrito pelo Setor de Compras da WIN.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário