A rede de franquia do McDonald’s, conhecida como Arcos Dorados, anunciou recentemente uma parceria com a empresa de energia EDP para uso de energia solar em parte das operações dos restaurantes e quiosques.
Com investimentos de R$ 28,3 milhões, forma inauguradas três usinas fotovoltaicas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, com capacidade anual total de geração de 11.726 MWh/ano, que vão abastecer 28 restaurantes da rede e de sete quiosques de sobremesa, por meio de um contrato com duração de 12 anos entre a Arcos Dorados e a EDP.
A parceria integra o plano estratégico de diversificação da matriz energética da Arcos Dorados, que busca atingir altos níveis de eficiência e possui um foco especial em energia limpa. A companhia também receberá a certificação I-REC (International REC Standard), sistema global pelo qual organizações podem comprovar que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis.
As usinas fotovoltaicas possuem uma área total de 18,5 hectares e evitarão a emissão de 725 toneladas de CO2 o ano. Os empreendimentos também contam com 16.240 painéis solares, que se movimentam a partir da tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação.