O estado do Rio de Janeiro acaba de registrar mais de 86,7 mil conexões de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos em operação, com um total de 736,7 megawatts (MW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. Os dados foram levantados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
Desde 2012, a energia solar já atraiu mais de R$ 3,9 bilhões em investimentos, gerou 21 mil empregos e arrecadou mais de R$ 904 milhões em impostos. O estado é o nono colocado no ranking nacional da ABSOLAR em potência instalada, representando 3,6% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil.
Atualmente, mais de 101,4 mil consumidores de energia elétrica no Rio de Janeiro estão desfrutando de redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica com a geração própria de energia solar.
Para Camila Nascimento, coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio de Janeiro e diretora da WIN Solar, o avanço da energia solar é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil. “Também ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do país, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população”, comenta.
O crescimento da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade e protagonismo internacional do Brasil, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros.
Há ainda uma imensa oportunidade de uso da tecnologia em programas sociais, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida e na universalização do acesso à energia elétrica pelo programa Luz para Todos, bem como no seu uso em prédios públicos, como escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques, entre outros.