O Terminal Rodoviário Turístico da Estância, no Centro da cidade de Ribeirão Pires (SP), terá um sistema de energia fotovoltaica. O projeto será desenvolvido por meio de um convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), do Governo do Estado de São Paulo, e a Prefeitura de Ribeirão Pires, incluindo as secretarias de Administração e Finanças, Obras e Turismo, no valor de R$ 357 mil.
A usina fotovoltaica, de 112,5 KV de potência, será responsável pela geração de 12 mil kwh/mês, abastecendo o consumo interno do Terminal – ponto de embarque de ônibus, banheiros, guaritas, guichês, catracas, área administrativa, refeitório dos motoristas –, além de ponto para futuro ônibus elétricos de última geração movidos por baterias de LFP (Lítio Ferro Fosfato). Atualmente, a média mensal de consumo de energia do Terminal Rodoviário gira em torno de 4.195 kv (média tensão), o que equivale a, aproximadamente, R$ 4.420.
A energia elétrica gerada pela usina pública municipal de energia solar será disponibilizada para a Enel. Em troca, a concessionária vai fornecer para a cidade créditos que serão utilizados para reduzir o valor da conta de luz de prédios públicos, prioritariamente para a UPA Santa Luzia. O sistema entrará em operação após homologação da Enel.