Com a crescente busca por projetos de energia solar e sistemas de carregamento de veículos elétricos no Brasil, as seguradoras querem ampliar seus portfólios para atender esses novos mercados.
Uma delas é a Porto Seguros, que acaba de anunciar o lançamento de duas coberturas no chamado Seguro Condomínio. Uma delas é voltada às vagas de abastecimento de veículos elétricos e híbridos e a outra, destina-se aos consumidores com painéis solares em telhados, coberturas de estacionamento e pequenos terrenos.
No Brasil, o segmento de carros elétricos e híbridos (automóveis particulares e comerciais leves eletrificados) foi o que teve o maior crescimento nas vendas. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em setembro esse mercado registrou crescimento de 50% nas vendas no Brasil, em comparação com agosto. A expectativa do setor é que haja uma tendência de adaptação de lugares públicos e estabelecimentos para receber esse tipo de veículo.
À medida em que os veículos elétricos e híbridos estão ganhando espaço no mercado, condomínios que tenham vagas para recargas passam a ter diferenciais aos novos padrões de construção. Esse diferencial demanda investimento e custos em caso de algum imprevisto. Por isso, as seguradoras têm lançado coberturas específicas para proteger esses investimentos contra eventuais danos à estrutura das vagas destinadas ao carregamento dos veículos híbridos ou elétricos.