Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Setor solar espera que próximo governo federal inclua energia fotovoltaica como ferramenta estratégica

 

 

O setor de energia solar espera que o próximo governo federal inclua a energia fotovoltaica como ferramenta estratégica para o avanço econômico, social e ambiental no País. Afinal, a tecnologia já é a terceira fonte na matriz elétrica brasileira, com cerca de R$ 100 bilhões em investimentos desde 2012, mais de 570 mil empregos acumulados e uma arrecadação de R$ 27 bilhões aos cofres públicos.

Os especialistas reforçam a necessidade de medidas que contemplem a redução da conta de luz de todos os brasileiros e, ao mesmo tempo, impulsione a tão desejada transição energética a partir de fontes limpas, renováveis e competitivas, a fim de cumprir os compromissos internacionais assumidos no combate climático.

Uma das medidas recomendadas pelo setor é o tratamento justo e equilibrado da geração própria de energia solar, considerando todos os seus benefícios, conforme determina a Lei nº 14.300/2022 (marco legal do segmento). Em paralelo, também esperam avanços e melhorias no planejamento da matriz elétrica brasileira e de sua infraestrutura de transmissão.

Outros temas estratégicos para a modernização do setor elétrico incluem o armazenamento energético por baterias, os sistemas híbridos de geração renovável, hidrogênio verde e implantação e estímulo ao mercado para a venda de crédito de carbono brasileiro.

 

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário