O sistema solar instalado no Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerado um dos mais antigos em operação no País, acaba de completar 25 anos de funcionamento, tempo médio de vida útil e garantia fornecida pelos fabricantes de módulos fotovoltaicos ao redor do mundo.
Em operação deste 1997, o sistema fotovoltaico da UFSC possui 2 kWp e está instalado em uma área total de 40 metros quadrados, na face norte do prédio do departamento de Engenharia Mecânica no campus central da instituição, que era a sede original do laboratório à época.
O local é considerado um dos principais centros de estudos e pesquisas de tecnologias fotovoltaicas no Brasil. Atualmente, o laboratório, comandado pelo professor Ricardo Ruther, possui quatro docentes e mais de 50 pesquisadores em diversos níveis da carreira acadêmica, desde iniciação científica até pós-doutorado. Os trabalhos lá desenvolvidos analisam otimização, avaliação de desempenho e confiabilidade de sistemas fotovoltaicos, além de suas principais aplicações.
O projeto fotovoltaico conta ainda com sensores de irradiância e de temperatura, que viabilizam o monitoramento contínuo do sistema, com a coleta de dados em tempo real dos principais indicadores de desempenho.