Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Sistemas fotovoltaicos podem ter redução no preço este ano

 

 

A redução no preço dos sistemas fotovoltaicos é uma possibilidade em 2023. Pelo menos é o que indica recente análise realizada pela Greener. De acordo com a consultoria, o preço da energia caiu em função da redução da alíquota e da mudança na base de cálculo do ICMS, o que diminui o retorno de investimento e ajuda no cálculo do preço dos sistemas solares.

Em 2022, a entrada de equipamentos para atender o setor fotovoltaico teve alta de 71%, acumulando 16,7 GW contra 9,75 GW registrados no ano anterior, segundo mapeamento da Greener.

Depois de dois anos de elevação, 2022 indicou uma redução no preço dos equipamentos. E a tendência pode ser mantida para este ano, o que pode ser um importante contraponto às mudanças regulatórias e à redução da parcela compensável dos créditos de energia para o consumidor final, segundo análise da Greener.

Dentro do contexto regulatório, o último ano foi marcado pela entrada em vigor da Lei 14.300, que apresentou uma nova realidade ao setor e trouxe pontos que ainda estão em discussão neste início de 2023. Atualmente, existem dois cenários: o de empreendimentos que solicitaram acesso até 6 de janeiro deste ano e obtiveram o direito adquirido até 2045 – fator que incentivou a aceleração do mercado em 2022; e o daqueles que fizeram solicitação após a data limite e agora estão submetidos às novas regras.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário