Close
Pesquisa
Voltar para todos os posts do blog

Sistemas solares são instalados para ribeirinhos na Amazônia

 

 

Os ribeirinhos da Ilha Caviana, que fica no arquipélago do Marajó, no Pará, acabam de receber o primeiro protótipo de um sistema de tratamento de água e de energia solar, que vai beneficiar cerca de 70 famílias. O projeto, instalado pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), é voltado para o desenvolvimento sustentável de comunidades ribeirinhas que sofrem com a falta de energia e com a escassez de água para o consumo.

De uma pesquisa idealizada pelo professor Pedro Aquino, do Ifap, que também foi o criador da Casa Sustentável, que já usa todos os recursos que serão empregados na replicação da ideia para o interior, ele resolveu expandir esta experiência e replicar os sistemas de tratamento de água, esgoto e de geração de energia nessas comunidades.

Nele, o pesquisador criou um sistema de geração de energia elétrica a partir do vento e do Sol. Também construiu um sistema de tratamento de esgoto que elimina as impurezas através de micro-organismos e de luz.

O Ifap já planeja a instalação dos sistemas em uma segunda comunidade, a Limão do Curuá, no Arquipélago do Bailique, litoral amapaense. A localidade possui cerca de 104 famílias.

Comentários
Deixe seu comentário Fechar formulário de comentário