Prédios e condomínios residenciais no Brasil estão optando em instalar sistemas de energia solar em busca pela redução de gastos com suprimento de eletricidade limpa nas áreas comuns dos edifícios e estabelecimentos. Os financiamentos nesta área cresceram 40% no último ano, de acordo com Meu Financiamento Solar, fintech especializada em financiamento para projetos de energia solar no Brasil.
Um sistema de energia solar nesses empreendimentos pode ser instalado no próprio telhado do prédio ou em um espaço em solo disponível. Com o uso da tecnologia fotovoltaica, a redução no gasto com eletricidade pode chegar a até 90% na conta de luz das áreas comuns, como como piscinas, jardins, elevadores, portões automáticos, câmeras de segurança, academias, espaço kids, salão de festas e outros.
A fintech já viabilizou projetos em todas as regiões no País, com maior volume de crédito destinado ao Nordeste, seguido pelo Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Sul.
E este segmento é ainda promissor, pois segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o País tem atualmente mais de 1,5 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, dos quais cerca de 78,7% vêm de residências, um total de 1,1 milhão de telhados solares.