A Win Energias Renováveis, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, anunciou uma nova parceria com a chinesa Ginlong Solis para trazer ao Brasil o gerenciador de energia da marca Solis, que permite o controle de carga e de consumo de eletricidade para os produtores/consumidores de energia solar.
Com a tecnologia, que é acoplada ao inversor do sistema, é possível gerenciar a energia produzida pelo sistema fotovoltaico, evitando a injeção na rede da distribuidora local ou controlando a capacidade que pode ser injetada. O acessório possibilita que o consumidor direcione a energia produzida em sistema fora da rede para a demanda de um determinado quadro de distribuição ou para outras atividades específicas.
“Trata-se de um sistema inteligente que controla a geração de acordo com a necessidade de cada consumidor em carga e consumo”, comenta Camila Nascimento, diretora comercial da Win Energias Renováveis. “Essa parceria entre a Win e a Solis para trazer esse acessório para o Brasil não tem um volume definido. Por ser um produto diferenciado, vamos trabalhar sob demanda. Nesse momento temos um estoque inicial dele. Conforme formos observando a demanda do mercado brasileiro, vamos cada vez mais investir no estoque dele aqui”, completa a executiva.
A solução pode ser aplicada tanto em projetos fotovoltaicos em regiões isoladas da rede elétrica quanto para funcionar como backup de sistemas conectados à rede da concessionária, seja para viabilizar o consumo nos horários de pico ou para proteger as instalações contra surtos elétricos e falhas de fornecimento.
A oferta da tecnologia no país é parte do plano de expansão da Win em novos projetos de energia solar em telhados e pequenos terrenos. A companhia registrou um aumento de 448% no faturamento com a comercialização de kits solares utilizados em residências e empresas entre janeiro e agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. O aumento nas vendas ocorre justamente no período de crise hídrica no setor elétrico e de elevação máxima na conta de luz com a nova bandeira tarifária de escassez hídrica.
A meta da Win Energias Renováveis é figurar entre as três maiores empresas de distribuição de geradores fotovoltaicos no Brasil em 2021. Ao longo dos dois anos de atuação, a empresa forneceu equipamentos fotovoltaicos para mais de 3,4 mil projetos de energia solar em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais no país.
Sediada no Rio de Janeiro, a companhia trabalha com as tecnologias de inversor string, microinversor e otimizador SolarEdge e mantém parceria marcas como Fronius, Canadian e JA.
A Win Energias é parte do grupo All Nations, que atua no mercado brasileiro de tecnologia desde 1993, com faturamento anual superior a R$ 1 bilhão e mais de 300 colaboradores entre a sede e a filial em Santa Catarina. O grupo conta com centros de distribuição nos estados de SC, ES e RJ.
Confira a matéria aqui!