Representantes da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, entidade que atua em projetos de sustentabilidade, saneamento básico, saúde, habitação e outros direitos básicos às populações em situação de vulnerabilidade social, estiveram recentemente na nova sede da WIN Solar para conhecer a estrutura e conceito de “casa sustentável” da edificação.
O encontro também teve como objetivo ampliar o canal de diálogo para novas parcerias futuras entre a WIN Solar e a instituição. Na ocasião, João Azevedo, especialista em energia solar da ONG Engenheiros Sem Fronteiras, apresentou, entre outras iniciativas, o projeto “Abrigo Sustentável”, que instala sistemas fotovoltaicos em abrigos no Rio de Janeiro, que inclui também sistemas de captação de água de chuva.
“A proposta com esse projeto é trazer economia e sustentabilidade para esses abrigos, que lutam por redução de custo e melhoria no atendimento à população”, comentou Azevedo. “Vale lembrar que neste projeto já utilizamos equipamentos da WIN Solar, que é uma parceria importante para nós”, completou.
Outra iniciativa apresentada pela ONG é o projeto de educação sustentável, com a realização de cursos e oficinas para a população mais carente das periferias sobre desenvolvimento e operação de projetos sustentáveis em residências e estabelecimentos comerciais.
“Neste caso, um dos objetivos é preparar as pessoas para o mercado de trabalho na área de energia solar, que cresce a cada dia”, explicou. “Tive muita satisfação em conhecer toda a estrutura da nova sede da WIN Solar, que traz esse conceito de sustentabilidade em todo o seu projeto”, acrescentou Azevedo.
Localizada no centro de Nova Iguaçu (RJ), a nova sede da WIN Solar contou com investimentos em obras de engenharia e arquitetura da ordem de R$ 1 milhão, justamente para o desenvolvimento de soluções de eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
O local possui geração própria de energia elétrica por fonte solar no telhado e no modelo de carport instalado, sistemas de captação de água de chuva para uso nos jardins e descargas, jardim vertical e estrutura externa com bastante vidro para aproveitar a iluminação natural. Também conta com ponto de descarte de baterias e lixos eletrônicos, assim como planejamento de separação de lixo orgânico do reciclável.
A nova sede da Win foi planejada para ser um centro ambiental para visitas monitoradas de profissionais do setor, escolas, instituições e ONGs, além de servir como um ponto de descarte de lixo eletrônico, pilhas e baterias. Também fará uso da vaga cedida pela prefeitura da cidade para carregamento de veículos elétricos, como um compromisso de atender toda a população do entorno.