É comum e esperado que o foco dos textos, artigos, vídeos e conteúdos num geral seja técnico e comercial. Aliás, estar atento às tecnologias, novidades, produtos, leis e técnicas de venda num mercado de engenharia é mais do que necessário; é indispensável. Mas como você está trabalhando a sua marca?
O mercado solar está em ascensão no Brasil. Hoje é um dos nichos mais rentáveis e cada vez mais empresas instaladoras, distribuidoras e fabricantes surgem por aí. Por que você seria o escolhido? Esse é o ponto de partida. Não basta ser bom, tem que ser diferente.
Veja abaixo algumas dicas de como utilizar o marketing como seu grande aliado:
- Provas Sociais.
É verdade que coisa boa a gente indica. Mas por que esperar a atitude de um cliente, se ela pode vir de você? Peça à ele uma autorização pra uma gravação breve dos pontos fortes do seu serviço na instalação; Registre os elogios;
- Reforço de marca através das mídias sociais.
Como estão sendo alimentadas suas redes? Atualize constantemente o instagram da empresa; Apareça sempre que possível, isso demonstra proximidade e humanização; Tire dúvidas frequentes com um modelo de FAQ, isso qualifica melhor o cliente no primeiro contato e mostra agilidade antes mesmo da prestação do serviço.
- Utilize seus fornecedores como ponto de apoio.
Escolha parceiros bons e confiáveis. As marcas que você trabalha e os distribuidores que você negocia também mostram a credibilidade do seu serviço e empresa. Apareça nas redes deles. Marque-os nas postagens, interaja com as contas.
Quantas vezes você não procurou saber quem era a empresa “autorizada”/confiável pra consertar seu celular? Essa é a linha: se o seu fornecedor confia em você, há grandes chances do seu cliente confiar também.
- Quais são seus diferenciais?
Fale deles. Você oferece um pós-venda diferenciado? Uma opção de limpeza de módulos por um valor x a mais na contratação da instalação do gerador? Tem uma quantidade y de visitas inclusas no “pacote”? Mostre isso.
Todos instalam e garantem redução na conta de energia, isso não é um diferencial. Dê ao seu público motivos pra escolher VOCÊ; é sobre a sua marca.
- Priorize o bom atendimento.
Da prospecção ao feedback, atenda como se aquele cliente fosse o único. Pra você ele pode ser mais um entre dezenas, mas pra ele é um investimento planejado por meses/anos pra fazer. Valorize isso. Seja atencioso, paciente e cumpra os prazos. Um bom atendimento converte vendas ou fecha portas; faça a melhor escolha entre essas duas opções.
Partindo do princípio que o que você vende é um serviço, é importante tangibiliza-lo ao máximo. Isso significa que você deve torná-lo quase paupável, real, garantindo a qualidade. Todas as dicas acima te ajudam nessa missão.
Lembre-se: o marketing não é só sobre tráfego pago, logomarca e brindes. A postura, valorização e estratégia da sua marca tem muito mais coisas envolvidas. Acredite na sua empresa e faça as pessoas comprarem sua ideia ainda que ela não venha acompanhada de um cupom de desconto.
Construa seu valor!
Texto escrito por Leticia Pinheiro, Analista de Trade Marketing da WIN.