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Blog de '2023' 'setembro'

Recorde histórico pode representar grandes oportunidades no mercado de mobilidade elétrica

 

 

Há uma década, de janeiro a agosto de 2013, o Brasil tinha vendido apenas 321 veículos, e em 2023 vendeu 49.052 no mesmo período – um aumento astronômico de 15.181%.

Um novo recorde aconteceu recentemente. Em agosto, a venda mensal de veículos leves eletrificados no Brasil computou 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho (7.462) e 120% sobre agosto de 2022 (4.249).

O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro de 2012 a agosto de 2023).

A participação de mercado (market share) dos eletrificados também teve considerável crescimento, e em agosto atingiu a marca histórica de 4,75% do total de emplacamentos de veículos leves no mercado doméstico no mesmo período (196.878 – Fenabrave).

Em julho, este percentual foi de 3,5%, e na comparação com agosto de 2022 (2,19%), a participação de mercado dos eletrificados mais do que dobrou.

Outro destaque de agosto são os veículos elétricos plug-in (BEV + PHEV), cujas baterias podem ser recarregadas por fonte externa. Pela primeira vez na série histórica da ABVE, os plug-in superaram os eletrificados não plug-in, com 52% das vendas, contra 48%.

Com uma demanda maior de proprietários de carros elétricos, temos alguns paradigmas que precisam ser enfrentados, como é o caso da necessidade de ampliação dos eletropostos públicos e semipúblicos e a facilitação para consumidores encontrarem pontos de recarga.

O Brasil possui uma instalação de aproximadamente 3 mil eletropostos públicos ou semipúblicos, e especialistas apontam que, com o aumento de veículos deste tipo no país, o número de postos de recarga também irá aumentar. Até o ano de 2030, a estimativa é que o Brasil tenha mais de 80 mil eletropostos instalados, com uma variedade estimada em mil empresas diversas.

A variedade de empresas permite ao consumidor escolher o melhor custo-benefício, além das diversas opções de marcas. Pensando nisso, a WIN decidiu trazer para seu portfólio a solução de carregamento de veículo elétrico da Weidmuller. Essa solução é focada em carregamento residencial, visando o conforto e a autonomia do cliente final.

Texto escrito pelo Setor de Compras da WIN.

Você sabe o que é logística de estoque?

 

 

Uma boa gestão traz segurança para sua empresa, satisfação dos consumidores e previsibilidade para seu negócio. A logística de estoque engloba todo o processo de gestão dos produtos que serão vendidos, começando pela compra e armazenamento, seja da matéria-prima ou do produto. Ela é responsável por formular, organizar, implementar e controlar o eficiente fluxo de mercadorias para alcançar melhores resultados.

Na prática, a logística de estoque é representada por um conjunto de ações que visam otimizar a maneira como você controla o estoque, planeja, armazena e processa os produtos dentro da organização. Tudo isso é feito com o objetivo de reduzir desperdícios, aumentar a rotatividade de mercadorias e melhorar a satisfação dos clientes.

Para saber mais, confira a matéria do blog Bling clicando aqui.

Texto escrito por Samuel Barbosa, da Logística da WIN.

Células Solares alcançam eficiência energética superior a 30%: um salto revolucionário na Energia Solar

 

 

A energia solar, há muito tempo considerada uma fonte promissora de energia renovável, continua a evoluir rapidamente com avanços tecnológicos. Um dos marcos mais recentes e emocionantes no campo da energia solar é a conquista de eficiência energética superior a 30% em células solares. Esse feito representa um avanço notável e promete acelerar a adoção da energia solar em escala global.

O Conceito de Eficiência Energética em Células Solares

A eficiência energética em células solares refere-se à capacidade desses dispositivos de converter a luz solar incidente em eletricidade utilizável. Em termos simples, quanto mais eficiente uma célula solar for, mais energia solar será convertida em eletricidade, tornando-a uma opção mais atraente para a produção de energia.

Por muitos anos, as células solares de silício, amplamente utilizadas na indústria solar, mantiveram eficiências em torno de 15% a 22%. Embora essas células tenham sido fundamentais para impulsionar a energia solar, pesquisadores e engenheiros trabalharam incansavelmente para desenvolver tecnologias mais eficientes.

As Tecnologias por Trás das Células Solares Superiores a 30% de Eficiência

Várias tecnologias avançadas contribuíram para a conquista das eficiências energéticas acima de 30% em células solares. As mais notáveis incluem:

Células Tandem de Perovskita-Silício: As células solares tandem combinam várias camadas de células diferentes para aproveitar mais eficazmente o espectro solar. A perovskita, um material semicondutor inovador, tem sido uma escolha popular para camadas complementares. Essa combinação permite uma absorção mais completa da luz solar e, portanto, uma eficiência mais alta.

Células Solares de Concentração: As células solares de concentração usam lentes ou espelhos para focar grandes quantidades de luz solar em células solares muito pequenas. Essa técnica aumenta drasticamente a quantidade de luz que atinge as células, elevando a eficiência.

Células Solares Orgânicas: As células solares orgânicas, feitas de materiais orgânicos semicondutores, estão em constante desenvolvimento. Elas oferecem flexibilidade, baixo custo de produção e têm potencial para eficiências elevadas.

Melhorias no Silício Cristalino: Mesmo as células solares de silício convencionais estão se beneficiando de avanços contínuos na engenharia de materiais e na tecnologia de fabricação. Isso inclui o uso de silício de alta qualidade e designs de células aprimorados.

Implicações e Aplicações Futuras

A conquista de eficiência energética superior a 30% em células solares tem várias implicações significativas:

Redução de Custos: Aumentar a eficiência das células solares significa que menos painéis solares são necessários para gerar a mesma quantidade de eletricidade. Isso pode reduzir significativamente os custos de instalação e manutenção de sistemas solares.

Menos Espaço Requerido: A maior eficiência permite a implementação de sistemas solares em espaços mais reduzidos, tornando a energia solar uma opção viável em áreas urbanas densamente povoadas.

Mais Energia por Metro Quadrado: Com eficiências mais altas, é possível gerar mais energia por metro quadrado de área de coleta solar, tornando-a uma opção ainda mais atrativa para usos comerciais e industriais.

Descarbonização da Rede Elétrica: A alta eficiência nas células solares ajuda a acelerar a descarbonização da rede elétrica, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Em conclusão, a conquista de eficiência energética superior a 30% em células solares é um marco revolucionário que impulsionará a indústria solar para novos patamares de adoção e acessibilidade. À medida que essas tecnologias se tornam mais amplamente disponíveis, podemos esperar uma transição mais rápida em direção a uma matriz energética mais limpa e sustentável, beneficiando o meio ambiente e a humanidade como um todo.

Texto escrito por Lucas Monteiro, Coordenador Técnico da WIN.

Energia solar garante até 45% de desconto no IPTU em município paulista

 

A prefeitura de Louveira (SP) conta com o Programa IPTU Sustentável que garante por meio da energia solar, até 45% de desconto no IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana).

Os interessados em garantir o benefício em 2024 poderão enviar a documentação até 30 de setembro deste ano.

O pedido deve ser realizado na Secretaria de Gestão Ambiental, localizada na Rua  Ângelo Steck, 410 (esquina com a Rodovia Romildo Prado), no bairro Vila Nova. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 

O objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente e, segundo a prefeitura, quanto mais medidas os imóveis residenciais ou comerciais aderirem, maior será o desconto concedido. 

“Esse é mais um incentivo que tem o objetivo de mais pessoas e empresas adotarem medidas sustentáveis em seus imóveis. Assim, toda a sociedade trabalha junto para o bem comum de preservar a natureza”, comenta o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

“Esse é um trabalho que gera benefícios para todos. O proprietário do imóvel consegue o seu desconto no imposto ao mesmo tempo em que ele e todas as outras pessoas se beneficiam das melhorias ambientais geradas, como por exemplo, melhor conforto térmico, boa qualidade do ar que respiramos, preservação da fauna e dos recursos essenciais como a água”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Confira os documentos necessários para adquirir o desconto:

  • Requerimento;
  • Espelho do IPTU;
  • Habite-se ou documento equivalente;
  • Documento de identidade;
  • Matrícula do imóvel ou contrato de compra e venda;
  • Conta de água/esgoto ou documento que comprove a implantação de outra tecnologia para tratamento dos efluentes;
  • Croqui de localização contendo imagem aérea com demarcação do imóvel;
  • Relatório fotográfico que comprove os sistemas já implantados no imóvel.

Veja abaixo as medidas que geram desconto no IPTU: 

  • Sistema de captação da água da chuva;
  • Sistema de reuso de água;
  • Sistema de aquecimento hidráulico solar;
  • Sistema de energia solar fotovoltaica;
  • Sistema de energia eólica;
  • Sistema de telhado verde;
  • Sistema de construção com material sustentável;
  • Sistema de calçadas verdes com espaço árvore;
  • Sistema de aproveitamento de resíduos orgânicos por compostagem; 
  • Sistema de área permeável;
  • Sistema de árvores interiores;
  • Outras medidas que, por meio de justificativa técnica, contribuam com a melhoria e a preservação ambiental.

“Após o envio dos documentos, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, realiza a análise técnica para constatar a implantação dos respectivos sistemas indicados”, disse a prefeitura em comunicado.

Texto escrito por Yvana Leitão, no Canal Solar. Clique aqui e confira notícia.

Mercado livre de energia

 

 

O setor elétrico se organiza em dois grandes ambientes de contratação: o mercado cativo, onde temos os consumidores cativos, os quais não podem escolher o fornecedor de energia elétrica; e o ambiente de contratação livre, ou o mercado livre de energia, onde estão os consumidores livres e especiais, os quais têm liberdade de escolher o seu próprio fornecedor de energia.

A portaria normativa nº. 50 de setembro/22 do Ministério de Minas e Energia, no artigo 1º, parágrafo 1º, determinou que, a partir de 2024, os consumidores do grupo A poderão migrar para o mercado livre, isto é, poderão optar pela compra de energia elétrica a qualquer concessionário, permissionário ou autorizado de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional.

Em agosto desse ano, a ANEEL emitiu a Nota Técnica nº. 76/2023-SGM/ANEEL apontando que, até 31/07/2023, já havia 5.301 consumidores que denunciaram o CCER (Contrato de Compra de Energia Regulada) com a distribuidora visando migrar para o mercado livre em 2024.

Veja que o contrato que precisa ser rescindido é o contrato de compra de energia que o consumidor possui com a distribuidora. Com a migração desse consumidor para o mercado livre, o contrato a ser assinado é o CCEAL, que é o Contrato de Compra de Energia no Ambiente Livre.

Ou seja, ainda que haja a migração para o mercado livre, o consumidor mantém junto com a distribuidora o CUSD, que é o Contrato de Uso do Sistema de Distribuição, e o que altera é o contrato de compra de energia.

Esse contrato de energia no mercado livre é um contrato bilateral, ou seja, há a negociação do preço de energia, tipo de energia (incentivada ou não), volume, índice de reajuste, prazos, data, vencimento da fatura, volume de energia, a quantidade de unidades consumidoras, sazonalidade (energia mensal), flexibilidade, modulação (energia hora a hora ou flat), garantias, dentre outros.

Não obstante a presença de uma certa liberdade na negociação, todos os contratos precisam ser registrados na CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Por fim, ressalte-se que, embora os consumidores do mercado livre não possam participar do SCEE – Sistema de Compensação de Energia Elétrica, tais consumidores podem gerar sua própria energia, tornando-se um APE (Autoprodutor de Energia).

Texto escrito por Jeniffer Vidal, Advogada Especialista em Regulação do Setor Elétrico.

Você já ouviu falar em logística de cabotagem?

 

A cabotagem refere-se à movimentação de cargas entre portos dentro do mesmo país. No Brasil, essa modalidade pode ser vantajosa para empresas de logística, especialmente porque a maioria das atividades comerciais e polos industriais está localizada próximos à costa litorânea.

Os navios de cabotagem têm uma notável capacidade de transporte, com custos reduzidos, tornando toda a operação logística mais eficiente. Essa prática também ocorre em muitos outros países e, em algumas situações, pode envolver atividades internacionais, como no caso do Brasil e do Uruguai, por exemplo.

Benefícios da cabotagem:

Ao reduzir o tráfego de cargas nas rodovias, essa abordagem oferece vantagens tanto para as empresas quanto para os consumidores. Portanto, as transportadoras podem melhorar a eficiência em toda a sua cadeia de suprimentos.

Redução de custos:

Com custos de transporte mais baixos em comparação com o transporte rodoviário, as empresas podem oferecer preços mais competitivos aos consumidores, aumentando a receita e se destacando da concorrência. No entanto, é importante ressaltar que é aconselhável ter uma margem de tempo maior para entregas nessa modalidade, já que o processo de desembaraço e liberação de cargas pode ser mais demorado.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia esta matéria do Sem Parar Empresas.

Texto escrito por Samuel Barbosa, do setor de Logística da WIN.

Curiosidades sobre nossa importação de módulos fotovoltaicos

  

Você sabia que todos os módulos da WIN Solar são importados pelo porto do Rio de Janeiro? Nossa iniciativa de sustentabilidade visa buscar parceiros de negócio com o mesmo compromisso socioambiental. A Rio Brasil Terminal é o primeiro e único terminal portuário neutro de carbono da costa leste da américa do sul, e no texto abaixo você vai conferir mais detalhes sobre a Neutralização de Carbono.

Você sabe o que é neutralização de carbono?

O aquecimento global é um fato real e é causado pela ação humana. 

A neutralização ou sequestro de carbono é uma das alternativas criadas para mitigar os impactos causados ao meio ambiente pelo excesso de emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE), ocasionado pelas atividades humanas.

 

Agora, por que e como neutralizar o carbono?

Antes de pensar em neutralização de carbono, a empresa precisa fazer a mensuração de suas emissões. Essa mensuração é feita através de um inventário que utiliza ferramentas convencionais de mensuração, como o Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e a ISO14064.

O inventário de emissões é uma etapa essencial, para isso definir as fontes emissoras e pensar nas estratégias a ser utilizadas. Ao fazer o inventário das emissões, a empresa consegue identificar o caminho para realizar a neutralização. Esse passo pode trazer uma série de benefícios, como:

• Economizar recursos como combustível e energia identificando as fontes emissoras;

• Posicionar sua marca e dar uma resposta clara aos investidores;

• Viabilizar o acesso a créditos especiais, entre outros;

• Aumentar as vantagens na busca por novos mercados.

 

E quais os benefícios?

Imagem no Mercado

  • Uma grande vantagem de neutralizar carbono é benefício na reputação da marca. Isso porque os clientes passam a reconhecer as ações realizadas pela empresa e começam a dar mais valor para o negócio.
  • Além disso, esse investimento em ações para diminuir a emissão de gases do efeito estufa gera maior engajamento dos colaboradores. Eles passam a ter mais interesse em adotar práticas que contribuam para a sociedade e a proteção do meio ambiente.

 

Benefícios Financeiros

  • As empresas também têm retorno financeiro quando estabelecem um contrato de compensação. Existem benefícios em financiamentos. É necessário considerar que, no futuro, isso se transformará em commodity, o que trará ainda mais possibilidades de crescimento tanto para a companhia como para o país.

 

Sustentabilidade

  • Companhia consegue alinhar esse benefício às ações de responsabilidade social. Sendo assim, é possível investir na capacitação de profissionais para a criação de projetos que promovam ações em prol do meio ambiente, da sociedade, e iniciativas que favoreçam o desenvolvimento urbano inteligente.

 

Estímulo a consciência ambiental

  • Quando a companhia cria projetos para promover a sustentabilidade, ela também passa a educar a sociedade. Com isso, as pessoas começam a consumir de maneira mais racional ao reduzir o uso de energia elétrica, diminuir a produção de lixo e o uso de combustíveis fósseis. Consequentemente, essa ação conjunta favorece a todos ao diminuir a poluição de rios e mares e o gasto energético.

 

Desenvolvimento de novas oportunidades de negócio

  • Também favorece a criação de oportunidades de negócios ambientalmente sustentáveis, pois as empresas conseguem atrair mais investidores. Logo, em médio e longo prazo, essa prática pode promover o crescimento da companhia e a geração de novos empregos.

 

Para saber mais, acesse o site do Rio Brasil Terminal, clicando aqui, ou acesse o o arquivo completo, clicando aqui.

5 estratégias de marketing essenciais para o seu negócio

 

 

Nos últimos anos, o mercado de energia solar registrou um crescimento notável. Com isso, destacar-se entre os concorrentes e atrair o cliente ideal para a sua empresa tornou-se uma tarefa ainda mais desafiadora. É por isso que o marketing se revela como um aliado indispensável para o sucesso do seu negócio. Investir em estratégias eficazes e profissionais qualificados é o melhor caminho para garantir o êxito da sua empresa e obter resultados positivos. Neste artigo, apresentaremos diversas maneiras de aumentar a rentabilidade e maximizar os seus lucros por meio de uma estratégia de marketing de alta qualidade.

Você reconhece a importância do marketing?

Dentro de uma empresa no setor fotovoltaico, o marketing é tão crucial quanto em qualquer outro mercado. Ele existe para explicar ao cliente por que é mais vantajoso comprar de você em vez do seu concorrente.

Ao apresentarmos o nosso produto/serviço com excelência, ampliamos consideravelmente as chances de efetuar uma venda bem-sucedida. Entretanto, é fundamental lembrar que isso deve ocorrer nos lugares adequados, pois investir em locais onde o seu público não está presente é sinônimo de desperdiçar tempo e recursos financeiros. Portanto, é imprescindível investir em estratégias de marketing de forma precisa e direcionada.

 

Você está ciente das principais estratégias de marketing?

1. Estabelecer presença nas redes sociais: Atualmente, grande parte do público concentra-se nas redes sociais, representando uma excelente oportunidade para ganhar visibilidade. Algumas táticas específicas podem auxiliá-lo a atrair um público mais segmentado para o seu produto.

2. Trabalhar o marketing de conteúdo: Através das redes sociais, blogs e e-mails de marketing, é possível disponibilizar conteúdo com informações relevantes e de alto valor agregado para o seu público consumidor.

3. Investir em canais de divulgação eficazes: É possível investir em campanhas de links patrocinados, como Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Além disso, é crucial que a sua empresa possua um site online, proporcionando interação com os clientes, o que nos leva ao próximo tópico.

4. Garantir um site responsivo: Atualmente, a maioria das pessoas utiliza o celular para acessar a internet e interagir com outras pessoas e conteúdo. Por essa razão, é fundamental que o seu site seja adaptado para todos os tamanhos de tela.

5. Conhecer o seu público: Pode parecer simples, mas essa é uma das dicas mais valiosas quando se trata de marketing. Quanto mais informações você tiver sobre o seu cliente, maiores serão as chances de alcançar as pessoas certas. Procure coletar dados básicos, como faixa etária, gênero e renda média. Com essas informações em mãos, ficará mais fácil desenvolver estratégias de venda eficazes.

Portanto, ter uma estratégia de marketing de referência é extremamente benéfico, uma vez que clientes satisfeitos se tornam os melhores promotores de um negócio. Por isso, é recomendável que você implemente ações de divulgação por meio de indicações, pois clientes fiéis certamente irão recomendar a sua empresa para pelo menos uma pessoa.

Você está em dúvida sobre como iniciar a produção dos seus conteúdos? No site da WIN, você encontrará o Portal de Marketing, onde terá acesso a materiais gráficos de marketing. São projetos editáveis dentro da plataforma Canva. Com ele, você poderá incluir textos, alterar cores e aplicar a sua logomarca de acordo com a sua necessidade.

Texto escrito por Dayane Canedo, do Marketing da WIN.

WIN Solar lança soluções e reforça parcerias durante Intersolar

 

 

A WIN Solar potencializou, durante a Intersolar South America 2023, o relacionamento com seus fornecedores, em especial a JA Solar, uma das maiores fabricantes de módulos fotovoltaicos do mundo e, com a qual, mantém parceria de longa data.

Fornecedora nacional de produtos fotovoltaicos para empresas instaladoras, especialistas e distribuidoras regionais, a WIN é a única distribuidora brasileira com disponibilidade imediata do modelo N-Type da JA Solar, que apresentou na feira os modelos de lançamento JAM66D45 590~615/LB e JAM72D42 605~630/LB.

O estande da distribuidora também contou com lançamentos das marcas de seu portfólio de produtos. A Staubli, detentora da patente do conector MC4 em vários países do mundo, celebrou a conquista da patente no Brasil e, em comemoração, a WIN personalizou conectores com gravação a laser para os visitantes.

Foi criado um ambiente dedicado a grandes usinas, onde a Solis realizou o lançamento do inversor com potência de 350 kW. Com relação às estruturas de fixação, a SolarGroup exibiu a sua nova linha de estrutura de solo chamada SOLOS.

E não somente as grandes usinas que foram destaque, mas o público voltado para projetos em habitações populares também se beneficiaram com novidades. A Hoymiles, grupo detentor da marca, lançou o modelo de 1.000 W para uso com até dois módulos, ideal para aplicações no perfil do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Armazenamento, gerador off-grid para equipamentos de segurança patrimonial, nova linha de crédito  FLEXWIN e serviço de pós-venda por assinatura, foram mais algumas das soluções que a empresa disponibilizou nos três dias de evento.

“Apresentamos inúmeras novidades, e uma delas foi a confirmação de que a WIN entrou para ficar no segmento mais promissor do presente e futuro: a mobilidade elétrica”, avalia Camila Nascimento, executiva responsável pela direção da WIN Solar.

 

Planos da JA Solar

Ainda na feira, Fernando Castro, Country Manager Brasil da JA Solar, comentou sobre os planos da empresa para os próximos meses e reforçou a parceria com os clientes e o trabalho que a marca vem desenvolvendo no Brasil.

“Temos uma equipe de 12 pessoas no Brasil que contribuem efetivamente para esse momento. Em termos de comunicação e marketing, desenvolvemos uma série de vídeos educativos que somam mais de 50 mil visualizações no YouTube”, destaca.

“Em curto prazo, prevemos a comercialização dos sistemas de baterias. Estamos nos familiarizando para começar as vendas a partir do ano que vem no Brasil. Diante disso tudo, o foco é continuar crescendo entregando qualidade, valor agregado com uma marca que conquistou seu público,” finaliza Castro.

Esta matéria foi publicada pelo Canal Solar. Clique aqui e confira.