Close
Pesquisa
RSS

Blog de '2022' 'maio'

Como manter um cliente final satisfeito na área de energia solar

 

 

Por Igor Zeni, Analista de Ouvidoria WIN

 

Muito se fala em experiência do cliente, porém, você leva a sério tal experiência no seu negócio ou emprego? No mundo perfeito, problemas não existem, porém, no mundo real, muitos podem ser os limitantes da experiência do cliente: o clima, as condições da estrada, falha na comunicação, não conhecimento das ferramentas disponibilizadas, transparência com o cliente, não conferência do material recebido e muitas vezes até falta de atenção com o produto solicitado. Afinal, somos humanos, passíveis de erros e problemas acontecem, o que irá te diferenciar dos demais é o entendimento do problema, como lidar e buscar a solução da situação.

Todos os problemas listados acima afetam diretamente a experiência do cliente e realmente podem acontecer! Você está preparado caso algum probleminha apareça por aí? Neste texto vamos falar um pouco sobre a importância da análise na Experiência do Cliente Solar e como manter uma comunicação assertiva e objetiva caso ocorra algum problema com sua entrega.

Para 54% dos integradores de Energia Solar, os canais que mais geram vendas são os ligados à indicação de clientes satisfeitos, segundo último estudo da Greener (2021), ou seja, clientes são promotores de nossas marcas, sendo assim, é primordial estarmos preparados para tudo que possa envolver a experiência do cliente e mantê-los satisfeitos.

Como podemos mantê-los satisfeitos? Os principais pilares da satisfação do cliente é a transparência e atenção, com a venda vem a responsabilidade em suprir as expectativas dele, então é importante explicar detalhadamente os processos do fornecedor (caso não tenha o material em estoque) e passos até que ele possa estar gerando sua própria energia, livre das altas contas das concessionárias e satisfeitos com o investimento feito.

Em tempos de franca expansão no setor e orçamentos cada vez mais apertados, contratos muitas vezes são fechados com SLA 's (acordos de serviços, prazo de execução e entrega) que não levam em consideração problemas que podem ocorrer e se você já não tiver o básico em seu imobilizado, a satisfação pode ir por terra.

Com condições precárias, muitas das estradas brasileiras são grandes ofensores a uma entrega limpa, importante também levarmos em consideração a extensão do território de nosso país, fazendo-se necessárias movimentações entre veículos da transportadora, podendo ocorrer avarias, extravios, atrasos e outras ocorrências relacionadas ao transporte da carga, por isso, é importante antes mesmo que um problema ocorra, mensurar o prazo de resolução ou incluir no seu contrato cláusula sobre sinistros do tipo, onde caso ocorram é adicionado um novo prazo de conclusão.

Você pode me afirmar que isso assustará, não passará credibilidade ao cliente ou algo do tipo, porém, se você explicar ao mesmo porque, passará segurança e com certeza conseguirá chegar em um denominador comum, é hora de vender a sua experiência, com argumentos e informações anteriormente mapeadas. Eu disse mapeadas? Sim, mapeadas, o mapeamento ou desenho da jornada do cliente é um importante aliado para que a melhor experiência possível seja entregue, com isso, é fundamental entender toda a cadeia de fornecimento.

Outra solução é manter um estoque básico, com soluções que já foram vendidas ou vão ser, para uma rápida reposição/troca caso seja necessário. É um investimento, desprende parcela do lucro do seu negócio, porém, pode evitar detratores (clientes que tiveram uma má experiência e compartilham com outras pessoas sua insatisfação, inclusive orientando a não fazer negócio com aquela marca), que podem afetar a sua credibilidade com outro cliente indicado, bairro, cidade e até mesmo região.

Afinal, até onde vai a sua responsabilidade? Segundo Paulo Vieira, autor do livro “O poder da autorresponsabilidade”, existem 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida, consequentemente do seu negócio ou emprego, dentre elas podemos destacar uma que com certeza pode mudar o rumo do seu negócio: “Buscar a solução em vez de buscar culpados”, aplicando tal conceito expandimos o nosso nível de compreensão, passamos a buscar melhorias para todo processo de venda e conclusão de obra, logo, entregando o que foi prometido e evitando desgastes. A responsabilidade pela entrega da experiência passa por você, vai assumi-la ou buscar culpados?

Brasil pode chegar a 54 gigawatts de capacidade solar total até 2026

 

 

Estudo internacional lançado neste mês, em Munique, na Alemanha, mostra que a energia solar no mundo assume cada vez mais protagonismo na transformação energética sustentável. A fonte solar acaba de ultrapassar a marca histórica de 1 terrawatt (TW) de potência instalada.

Segundo o “Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026”, principal relatório de mercado do setor solar fotovoltaico mundial, o Brasil, mercado líder em energia solar na América Latina, deve se tornar um dos principais mercados globais nos próximos anos, podendo atingir 54 gigawatts (GW) de capacidade solar total até 2026.

Apresentado durante a Intersolar Europe, maior feira e conferência do setor solar na Europa, realizada entre 10 e 13 de maio, o estudo, coordenado pela SolarPower Europe, associação europeia do setor solar, contou com a participação e co-autoria da Associação Brasileira de Energia Solar fotovoltaica (ABSOLAR).

A ABSOLAR foi responsável por dois capítulos do documento: um que apresenta o panorama e perspectivas da energia solar na América Latina, destaque principal desta edição, e outro especificamente dedicado ao mercado solar no Brasil.

O relatório anual aponta que, apesar dos impactos sem precedentes causados pela pandemia de COVID-19 no mundo, a capacidade instalada solar dobrou no mundo nos últimos três anos. Com isso, em abril de 2022 o setor ultrapassou a marca de 1 TW de sistemas solares em operação no mundo.

A projeção é de que a fonte solar fotovoltaica continuará acelerando seu crescimento, ultrapassando a marca de 2 TW em menos de quatro anos, o que representará o dobro da capacidade de geração de eletricidade da França e da Alemanha somadas.

O Global Market Outlook for Solar Power 2022-2026 pode ser acessado na íntegra pelo link: https://www.solarpowereurope.org/insights/market-outlooks/global-market-outlook-for-solar-power-2022

Estado do RJ ultrapassa 49,8 mil conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos

 

 

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado do Rio de Janeiro possui atualmente 49,8 mil conexões operacionais de energia solar em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A região conta com 421,6 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio de Janeiro a atração de aproximadamente R$ 2,3 bilhões em investimentos, geração de mais de 12,6 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 525,3 milhões aos cofres públicos.

A potência instalada no território fluminense coloca o estado na oitava posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o Rio de Janeiro responde sozinho por 4% de toda a potência instalada de energia solar na modalidade.

Atualmente, são mais de 57,8 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica com o uso da geração própria de energia solar.

Para Camila Nascimento, coordenadora estadual da ABSOLAR no Rio de Janeiro e diretora da Win, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos pertencente ao Grupo All Nations, o avanço da energia solar no País, via grandes usinas e pela geração própria em residências, pequenos negócios, propriedades rurais e prédios públicos, é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Brasil e ajuda a diversificar o suprimento de energia elétrica do País, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco da ocorrência de bandeira vermelha na conta de luz da população.

“O estado do Rio de Janeiro é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

Energia solar atinge 1 milhão de sistemas e mais de 57,4 milhões em investimentos acumulados no País

 

 

A energia solar acaba de atingir a marca histórica de 1 milhão de sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil, segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). São mais de 10,6 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, produtores rurais, prédios públicos no Brasil.

De acordo com a entidade, desde 2012, foram mais de R$ 57,4 bilhões em investimentos privados, que geraram mais de 320 mil empregos acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil, adicionando a arrecadação de mais de R$ 14,3 bilhões aos cofres públicos.

Embora tenha avançado nos últimos anos, o Brasil – detentor de um dos melhores recursos solares do planeta – continua atrasado no uso da geração própria de energia solar. Dos mais de 89 milhões de consumidores de energia elétrica do País, apenas 1,3% já faz uso do sol para produzir eletricidade, limpa, renovável e competitiva.

Na visão da ABSOLAR, 2022 poderá ser o melhor ano da energia solar já registrado no Brasil desde 2012, com o maior crescimento do mercado e do setor na última década. De acordo com análise da entidade, a geração própria de energia solar seguirá crescendo a passos largos e deverá praticamente dobrar sua potência operacional instalada, impulsionada pelos aumentos nas tarifas de energia elétrica acima da inflação e pela publicação da Lei nº 14.300/2022.

Segundo análise da entidade, trata-se, portanto, do melhor momento para se investir em energia solar, justamente por conta dos reajustes tarifários e do período de transição previsto na lei, que garante até 2045 a manutenção das regras atuais aos consumidores que instalarem um sistema solar no telhado até janeiro de 2023.

De acordo com a entidade, a tecnologia solar fotovoltaica já está presente em mais de 5.480 municípios e em todos os estados brasileiros, sendo que os estados líderes em potência instalada são, respectivamente: Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Paraná.

A Importância do Pós-venda para Criar uma Relação Comercial Duradoura com o Cliente

 

 

Por Lucas Monteiro, Engenheiro de Suporte Técnico da Win

 

Para todas as empresas que trabalham com vendas, o setor de pós-venda é de extrema importância, pois pode levar a fidelização do cliente que irá não só realizar uma nova compra no futuro, mas também criar uma conexão duradoura com a empresa.

Atualmente, o mercado fornece muitos equipamentos de energia solar e, na maioria das vezes, com pouca diferenciação na qualidade do produto, apresentando alta concorrência entre as empresas, o que faz necessário investir em um canal de atendimento diferenciado e de qualidade, elevando as chances de sobrevivência e o sucesso na captação e fidelização de clientes.

Fornecer serviço de pós-venda mostra que você valoriza seus clientes e os incentiva a comprar de sua empresa novamente. Além disso, um cliente bem atendido pode atuar como promotor de seus produtos e serviços, o que aumenta a visibilidade do seu negócio. Portanto, encantar os clientes recorrentes com um serviço de pós-venda é tão importante quanto conquistar novos.

Você sabia que existem maneiras simples e eficazes de manter contato com os clientes sem ser insistente, ou muitas vezes chato? Neste post, listamos os pontos principais e explicamos detalhadamente como você pode fidelizar sem gastar muito.

 

O que é serviço de pós-venda?

Antes de falarmos sobre dicas de fidelização de clientes, é importante entender bem o conceito de pós-venda. Os serviços de pós-venda são todos os processos que vêm após o ato de vender em si, como contato via e-mail, envio de materiais de apoio, descontos para uma segunda compra, entre outros.

Mas, apesar de essencial para a fidelização do cliente, o atendimento pós-venda é uma etapa muitas vezes negligenciada pela maioria dos empreendedores, pois muitos deles se preocupam apenas em vender um produto e, assim, acabam perdendo uma excelente oportunidade de transformar clientes em compradores recorrentes.

Daremos um exemplo para você entender como funciona na prática.

Vamos supor que um determinado cliente faça uma compra e, alguns dias depois, receba um e-mail da empresa com dicas para melhor utilização do produto.

Esse contato faz parte do atendimento pós-venda, ou seja, é a empresa que busca estreitar seus laços com os consumidores, entregando a eles informações relevantes.

Ao receber o e-mail, os usuários percebem que são importantes para a empresa. Isso aumenta as chances de eles voltarem a fazer compras ou elogiarem sua experiência com a marca, o que é bom para o empreendedor e principalmente para o negócio.

 

Por que o pós-venda é tão importante?

Ninguém questiona a importância de obter novos clientes. Afinal, é isso que mantém um negócio, seja físico ou online, funcionando e lucrativo. O problema é que conquistar novos clientes pode custar de cinco a sete vezes mais do que fidelizar consumidores que já compraram com sua marca antes.

Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo, diz que isso acontece porque conquistar um novo cliente envolve uma série de ações que levam tempo para produzir resultados e custam mais do que fidelizar quem já conhece a marca.

Essas ações incluem investimentos para educar o mercado sobre seu nicho, produzir conteúdo para o funil de vendas, traçar estratégias de captura e conversão de leads etc.

Todo esse investimento de tempo e dinheiro é reduzido ao investir no pós-venda, pois esse público já conhece sua marca e os produtos oferecidos. Dessa forma, você não precisa educar o mercado ou orientar esses consumidores por todas as etapas do funil até que decidam comprar.

Outra grande vantagem de investir no relacionamento pós-venda com o cliente é que ele ajuda a criar defensores da marca. Quando os consumidores são bem tratados, mesmo após a compra, eles se sentem especiais e provavelmente indicarão sua empresa para familiares e amigos.

Lembre-se sempre de que clientes fiéis e satisfeitos ajudam a atrair novos consumidores! E o serviço pós-venda é apenas o começo. Você pode dar o próximo passo e até construir uma comunidade para seus clientes fiéis.

Existem várias métricas que os empreendedores precisam ficar de olho, e uma delas é a métrica de “Clientes que Retornam”, ou seja, o número de pessoas que já compraram um produto de você e voltaram para fazer uma nova compra.

Segundo o consultor de marketing americano Philip Kotler, atrair novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais.

Por isso, vale a pena investir no pós-venda para fidelizar clientes que já demonstraram interesse em você e no seu produto. Porque, dessa forma você não precisará investir mais na aquisição de clientes, pois esses consumidores já fazem parte da sua base.

 

Agora, vamos apresentar 6 ideias que podem ser aplicadas no pós-venda do seu negócio:

 

1. Peça feedback do comprador

O conceito de feedback é simples: reação a um estímulo. Quando questionados sobre sua experiência com o produto adquirido, os clientes emitem uma opinião, que deve ser considerada pelo fornecedor.

O feedback do cliente serve como um indicador para avaliar a utilidade do produto, o grau de satisfação, custo-benefício e muito mais.

Uma boa ideia é entrar em contato com os clientes uma semana após a compra de um produto e perguntar o que acharam da experiência caso tenham alguma dúvida ou tenham tido problemas durante o uso.

É um trabalho que enfatiza a importância de levar em consideração essas opiniões e respostas fornecidas pelos clientes ao pensar em novos produtos ou melhorias nos já existentes.

 

2. Oferecer descontos

Todo mundo gosta de descontos, certo?

Uma das formas mais eficazes de engajar os clientes no pós-venda é oferecendo descontos e promoções exclusivas.

Para obter melhores resultados, você pode criar campanhas para os clientes que demonstraram interesse ou consumiram os produtos da marca, como oferecer cupons para quem visita sua página pela primeira vez, incentivando-os a comprar.

 

3. Entre em contato com os clientes em datas especiais

Os clientes são pessoas normais, cheias de sentimentos. As marcas que contatam os clientes em datas especiais, como aniversários, revelam a sua preocupação não só com as vendas, mas também com o bem-estar da pessoa.

Use datas comemorativas para dar “presentes” aos seus clientes. Descontos exclusivos e promoções nessas ocasiões são muito apreciados.

Se você não tem recursos suficientes para promover ações de marketing, uma simples mensagem de “Parabéns” terá excelentes resultados, pois ajuda a humanizar sua marca e aproximá-la do comprador.

 

4. Crie e envie conteúdo relevante

O envio frequente de conteúdo relevante fortalece sua autoridade sobre o assunto e mostra que sua empresa pode resolver os problemas enfrentados pelos usuários.

Isso é importante porque, quando o consumidor estiver preparado para fazer outra compra, ele se lembrará da empresa que manteve contato com ele sem pedir nada em troca.

E como fazemos isso? A resposta está no marketing de conteúdo!

O ideal é que 80% das postagens, textos ou vídeos produzidos pela empresa tenham como objetivo responder às dúvidas dos clientes, ou potenciais clientes, e apenas 20% devem ser materiais focados no produto e nas vendas.

Isso significa que a marca deve estar sempre nutrindo seus clientes com artigos, infográficos, vídeos e outros materiais informativos.

No marketing de conteúdo, esses materiais são valiosos porque fazem o trabalho de atrair ou aliciar clientes e promover a fidelidade do cliente.

Os empreendedores que realmente desejam vender devem se esforçar para atrair clientes em vez de incomodá-los com dezenas de anúncios de vendas.

 

5. Lance novos recursos para seus clientes fiéis primeiro

Priorizar os clientes existentes no lançamento de novos produtos é excelente para fidelizar o cliente, pois demonstra que a marca se preocupa e valoriza os clientes antigos, dando a eles acesso em primeira mão a novidades envolvendo novos produtos e serviços.

A exclusividade é um dos elementos básicos da fidelização de clientes. Quando os clientes se veem como únicos, eles se sentem especiais. Mais do que um produto, eles ganharão uma experiência que vai além de uma relação comercial.

 

6. Dar um bom suporte ao cliente

Da mesma forma que as empresas contatam os clientes, os clientes também contatam as empresas.

No suporte pós-venda, o contato pode estar relacionado ao uso do produto adquirido, suporte e muito mais. Por isso é importante que a marca mantenha um canal de comunicação aberto e funcional, que possa atender a demanda existente.

Abandonar clientes após as vendas é um dos erros que não podem ser cometidos. Eles precisam de suporte para tirar o máximo proveito do produto adquirido. Sem falar que eles podem estar atrás de informações sobre novos produtos para comprar outros produtos da marca.

Lembre-se que uma má experiência postada na internet pode ser suficiente para destruir a reputação de uma marca. Ao aplicar essas 6 dicas de pós-venda, acreditamos que você conseguirá atrair seus clientes.

Como você já deve ter percebido, clientes bem nutridos e satisfeitos podem voltar e comprar produtos, além de divulgar a marca para familiares e amigos.

 

Por este motivo a WIN vem sempre prestando um bom atendimento ao cliente durante a etapa de pós-venda. É essencial para fidelizar e atrair consumidores, além de otimizar seus gastos com a aquisição de novos clientes. O suporte pós-venda é, portanto, benéfico tanto para a empresa quanto para os consumidores.

Energia solar no meio rural ultrapassa 100 mil consumidores atendidos no País

 

 

A geração própria de energia solar nas propriedades rurais atende abastece 101 mil consumidores do agronegócio, seja nos grandes empreendimentos ou nos pequenos produtores da agricultura familiar.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o País possui atualmente 71,1 mil conexões de sistemas solares no campo, espalhadas por todas as regiões brasileiras, que possuem uma potência instalada de 1,3 gigawatt (GW).

Ainda de acordo com o mapeamento da Aneel, o uso da energia solar no meio rural representa 13% de toda a potência instalada nos telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil (casas, comércios e indústrias).

A tecnologia fotovoltaica está presente em 4612 municípios brasileiros com pelo menos um sistema de energia solar instalado no meio rural. Somente no primeiro trimestre deste ano, o número conexões superou a marca de 8,6 mil instaladas em propriedades rurais.

 

Setor solar quer apoiar governos locais na transição energética e desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica.

 

 

 

Para consolidar a parceria lançada no começo deste mês entre o ICLEI América do Sul e a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), acaba de ser anunciada a Chamada para Patrocínio do Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Públicas Solares. O principal objetivo do programa é viabilizar a transição energética nas cidades a partir do uso da tecnologia fotovoltaica.

 

Por meio de apoio técnico, governos locais serão orientados para a elaboração de projetos financeiramente viáveis, visando a captação de recursos para a implantação de sistemas solares.

 

A Chamada para Patrocínio integra a primeira fase do programa e está aberta às empresas interessadas até 12 de junho. O chamado disponibiliza dois valores de cotas: R$ 60 mil ou R$ 20 mil. Em contrapartida, os patrocinadores terão suas marcas divulgadas junto às ações de promoção do Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Públicas Solares, podendo integrar outras iniciativas de sustentabilidade das organizações parceiras, além de contribuírem com a geração de energia renovável e atingimento de metas ESG.

Confira todos os detalhes no edital: clique aqui

 

Após o término do prazo da Chamada para Patrocinadores, será aberto o Edital para a escolha das cidades contempladas no Programa de Transição Energética nas Cidades: Edificações Públicas Solares. Os governos locais selecionados terão a chance de trocar experiências e se apropriar da metodologia de elaboração de projetos tecnicamente robustos e financiáveis, habilitando-se para aplicá-las à realidade local e obter financiamento para seus projetos de energia solar fotovoltaica.

 

Nesta fase, as equipes técnicas do ICLEI, da ABSOLAR e de parceiros vão aportar conteúdo para facilitar as interações e apoiar bilateralmente até 10 municípios selecionados. O programa terá duração de seis meses e deve ser implementado a partir do mês de julho.

Ministério de Minas e Energia inclui a geração distribuída na matriz elétrica

 

 

Em decisão recente do Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de agora a capacidade instalada da micro e minigeração distribuída, ou seja, a geração própria de energia renovável, incluindo a solar fotovoltaica, passa a ser considerada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na composição da matriz elétrica brasileira.

 

Com essa inclusão, a fonte solar fotovoltaica assume o quanto lugar entre as fontes com maior participação matriz elétrico do País, ficando à frente do petróleo e seus derivados, do carvão mineral e da nuclear.

 

Atualmente, o Brasil possui de 15,3 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A fonte responde sozinha por 7,6% de toda a geração de eletricidade no País.

 

Também, o setor solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 78,5 bilhões em novos investimentos, R$ 21,7 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 450 mil empregos acumulados desde 2012. Com isso, também evitou a emissão de 20,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

 

Confira este e outros marcos do mercado solar fotovoltaico no infográfico da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR): https://www.absolar.org.br/mercado/infografico/.

 

WIN NA PV MAGAZINE: Win inaugura nova sede no RJ e espera triplicar vendas em 2022

 

 

Com investimentos de R$ 1 milhão, a Win inaugurou nesta semana sua nova sede no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu, que passa a ser também uma vitrine dos principais equipamentos que a companhia distribui. O novo escritório é consequência do crescimento recente da companhia, que foi criada em 2019, distribuiu o equivalente a 100 MW em equipamentos fotovoltaicos em 2021 e projeta vendas de 300 MW para este ano.

«A gente precisou se mudar porque a Win cresceu e nos tornamos fisicamente separados do All Nations, grupo (de distribuição de produtos e soluções tecnológicas) do qual fazemos parte. Resolvemos fazer uma reforma e não uma construção do zero, para trazer esse conceito de reutilizar, não descartar. Fizemos os investimentos para que seja sustentável, usamos os equipamentos que a gente vende. Tudo que podíamos usar de espaço para instalar os painéis usamos», diz a diretora comercial da Win, Camila Nascimento.

 

CASA ABERTA À VISITAÇÃO

Na nova sede, a distribuidora instalou um sistema de geração fotovoltaica de 26 kW com 49 módulos bifaciais fornecidos pela JA Solar, sua principal parceira fabricante de módulos. Parte do sistema está instalado sobre uma estrutura de carport fornecida pela fabricante de estruturas Romagnole e recém adicionada ao catálogo da Win. O sistema conta ainda com um inversor residencial da Solis e um hibridizador da marca que será testado pela distribuidora e estará pronto para acoplar um sistema de armazenamento em baterias na sede. «Esse é um investimento que vamos fazer na segunda parte de ampliação do nosso gerador. Vamos fazer até como incentivo do uso de baterias. Estamos ainda estudando a melhor parceria», conta a diretora.

A sede conta ainda com um sistema de recarregamento de veículos elétricos que estará disponível para uso do público.

«A gente também tem muita luminosidade natural, quebramos paredes, só usamos persianas nas janelas em que bate sol direto. Fizemos um projeto de eficiência energética na casa inteira, calculando o BTU necessário de ar-condicionado, posicionamento adequado, luminosidade necessária, tudo para a gente usar menos energia elétrica possível», diz Camila Nascimento.

A empresa também instalou um sistema de coleta de chuva em 3 caixas de mil litros para reutilização da água na limpeza e na irrigação do sobrado, localizado em área nobre de Nova Iguaçu. Além disso, há um posto de descarte de resíduos eletrônicos para a população.

Com a casa, a empresa pretende disseminar conhecimento sobre a energia solar e despertar curiosidade. «A energia solar é muito contagiante. Minha mãe instalou um sistema na casa dela e agora já são quatro na rua. A gente quer que as pessoas vejam. É algo que deve ser disseminado e queremos que as escolas venham, tragam os alunos para que conheçam. Um benefício que a gente está trazendo para a cidade», comenta Camila.

Além de aberta à população em geral, a sede receberá turmas de integradores e instaladores para capacitações sobre os equipamentos distribuídos. Os integradores de sistemas também poderão levar potenciais clientes para ver de perto um sistema em funcionamento.

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

A WIN tem em seu portfólio inversores da Fronius, Solis, Solar Edge e Hoymiles, módulos da JA Solar, string box da Clamper, estruturas das Solar Group e da Romagnole. A ideia, de acordo com a diretora do Win, é trabalhar com fabricantes que atendam diferentes demandas. «A gente segmenta bem, para não gerar conflito. Gostamos de ser leais com os fabricantes, o máximo possível», diz.

 

SAINDO DA CAPITAL

O movimento da Win, saindo de uma capital para uma cidade relativamente menor, reflete uma realidade do setor solar: a descentralização. O escritório saiu da capital, com uma população de 6,7 milhões, e se torna uma casa sustentável que na região da Baixada Fluminense, no município com 823 mil habitantes.

«Em um momento em que muitos vão pra capital, fazemos o movimento contrário. Por que não uma empresa desse porte, que está crescendo, vir para uma cidade que está se desenvolvendo e dar oportunidades para talentos que muitas vezes precisam se deslocar para a capital? Aqui foi um lugar perfeito onde conseguimos alugar uma casa para realizar o conceito de ter uma sede sustentável. No Rio ou teríamos que ir para um lugar muito caro, ou seria perigoso. Aqui conseguimos fazer a casa sustentável com um custo benefício muito bom e ao mesmo tempo em uma cidade que está em êxtase com a nossa vinda. Aqui é um acontecimento e na capital, talvez, seríamos apenas mais uma empresa», diz Camila.

O secretário de desenvolvimento econômico de Nova Iguaçu, Mario Lopes, participou da inauguração da nova sede da Win e destacou também a presença na cidade de laboratórios do CEPEL, instituto de pesquisa vinculado à Eletrobras.

Nova Iguaçu tem atualmente 953 unidades de geração distribuída que somam 8,878 MW, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já a capital soma 10.461 unidades com 95,533 MW. O potencial de crescimento no estado, em geral, é enorme. São 50.526 unidades consumidoras com geração solar distribuída em território fluminense, de um universo de 7,184 milhões de consumidores cativos no estado, de acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2021 da EPE.
Apesar de atender todo o Brasil, a distribuidora concentra atualmente mais de 50% de suas vendas na região Sudeste.


A jornalista participou do evento de inauguração a convite da Win.

 

Confira a matéria aqui!

Acordo bilateral com entidade chinesa fortalece relações comerciais na área de energia solar

 

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a Associação da Indústria Fotovoltaica da China (China Photovoltaic Industry Association – CPIA) assinaram acordo de cooperação para fortalecimento do mercado bilateral entre Brasil e China para incentivar a criação de novas oportunidades para o setor solar fotovoltaico nos dois países.

A parceria promoverá novas possibilidades para o uso da tecnologia solar fotovoltaica, a partir de ações de conscientização e educação, aprimoramento de políticas públicas e regulamentações, construção de incentivos, padronização de bens e serviços, capacitação e geração de empregos, divulgação de conteúdos e informações, networking entre associados de cada entidade, colaboração mútua em atividades, reuniões e eventos.

Para o CEO da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Rodrigo Sauaia, o acordo estratégico representa um importante passo para o setor, aproximando o mercado e os empreendedores brasileiros da China, país que é atualmente o principal fornecedor e consumidor de energia solar fotovoltaica do mundo.

“A articulação entre ABSOLAR e CPIA possibilitará a construção de um canal de comunicação direta para o intercâmbio de informações e experiências, o compartilhamento de boas práticas e políticas de sucesso, bem como a mitigação de possíveis desafios comerciais ou logísticos de nossos associados”, comenta Sauaia.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, a parceira vai proporcionar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de novos negócios entre Brasil e China no mercado solar.

“O acordo entre a ABSOLAR e CPIA reforça as ações de cada entidade, com espaço para novas sinergias em prol do crescimento da energia solar em seus mercados nacionais”, destaca Koloszuk. “A China é referência mundial no desenvolvimento da tecnologia solar fotovoltaica no mundo e a fonte solar possui um potencial imenso de geração de emprego e renda, atração de investimentos e proteção do meio ambiente”, conclui.